OS MÉTODOS DE ENSINO INTENSAMENTE INSTRUCIONISTAS E CENTRADOS NO PROFESSOR TÊM OBTIDOS RESULTADOS POUCO SATISFATÓRIOS NO QUE SE REFERE A ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ATUAIS DE USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES, SOBRETUDO NAS LICENCIATURAS. NESSE ÂMBITO, A PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) OU A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), POR ROMPER COM PARADIGMAS DO ENSINO TRADICIONAL, CENTRALIZAR O CONHECIMENTO NO ALUNO E VALORIZAR O CONTEXTO E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TORNA-SE UMA METODOLOGIA RELEVANTE PARA ESTUDOS, NO INTUITO DE COMPROVAR SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE UM ALUNO QUE REFLITA A UTILIZAÇÃO DAS TIC NA SUA FUTURA PRÁTICA PEDAGÓGICA. DENTRO DESSE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UMA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, COMO ELEMENTO PARA POTENCIALIZAR AS DISCUSSÕES SOBRE O USO RACIONAL DAS TIC NO ENSINO DE QUÍMICA. PARA ATENDER A ESSE OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DO TIPO INTERVENÇÃO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM OS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA. A FASE DE LEVANTAMENTO E TRATAMENTO DOS DADOS OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO E ANÁLISE DE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA PBL. DE FORMA GERAL, OS ALUNOS REAGIRAM POSITIVAMENTE À PBL. FOI OBSERVADO ENGAJAMENTO, TRABALHO COLABORATIVO, MOTIVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, NA BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA, O QUE, POR SI SÓ, JÁ JUSTIFICARIA A APLICAÇÃO DESSE TIPO DE INTERVENÇÃO.