O ESTUDO TEM POR BASE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, ONDE TEVE COMO OBJETO DE INVESTIGA??O A EDUCA??O DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGI?O SUDOESTE DO PARAN?. DESSE ESTUDO, TAMB?M ANALISAMOS AS CONCEP??ES HIST?RICAS DO QUE ? O ESTADO, DE PENSADORES COMO HEGEL, MARX E GRAMSCI. ESSE ?LTIMO, TENDO UM APROFUNDAMENTO MAIS MINUCIOSO SOBRE O ESTADO E EDUCA??O. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? ENTENDER A PARTIR DAS CONCEP??ES GRAMSCIANA O QUE ? O ESTADO, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE ESTADO AMPLIADO, JUN??O ENTRE SOCIEDADE POL?TICA E A SOCIEDADE CIVIL. AL?M DE INTRODUZIR NOVOS CONCEITOS QUE SER?O IMPORTANTES PARA COMPREENDER COMO FUNCIONA O ESTADO, COMO: BLOCO HIST?RICO, HEGEMONIA, CONTRA HEGEMONIA E INTELECTUAIS ORG?NICOS. TAMB?M SUA CONTRIBUI??O PARA A EDUCA??O, PROPONDO UMA ESCOLA UNIT?RIA, DESENVOLVENDO A EDUCA??O RELACIONADA AO TRABALHO. PARA GRAMSCI ? PRECISO ENTENDER AS RELA??ES DO TRABALHO PARA COMPREENDER A EDUCA??O. PROP?S O TRABALHO COMO UM PRINC?PIO EDUCATIVO. PARA A REALIZA??O DESSE TRABALHO SEGUIMOS ALGUNS PASSOS METODOL?GICOS, COMO: LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO E DESENVOLVIMENTO TE?RICO.