A TECNOLOGIA, QUANDO UTILIZADA NA PR?TICA PEDAG?GICA, PODE PROMOVER AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS UMA PARTICIPA??O DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO, SENDO ESTA DE FORMA INCLUSIVA (BARROS ET AL., 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A COMUNICABILIDADE DOS ESTUDANTES SURDOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARA?BA (IFPB) E SUA AVALIA??O SOBRE O USO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO APLICATIVO ATLAS BIOLIBRAS, QUE CONT?M CONTE?DOS DE BIOLOGIA ACESS?VEIS PARA OS SURDOS, UTILIZANDO O PORTUGU?S E A LIBRAS. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET, COM UM INT?RPRETE QUE AS TRADUZIU. ASSIM, CONSTATOU-SE QUE TODAS AS ALUNAS UTILIZAVAM A LIBRAS, ALGUMAS FAZIAM USO DE TEXTOS ESCRITOS EM PORTUGU?S E TAMB?M DA LEITURA LABIAL. COM RELA??O A LIBRAS, QUASE TODAS AS ALUNAS DISSERAM QUE A JANELA INTERATIVA ESTAVA MUITO BOA, MAS UMA DELAS AFIRMOU QUE ERA NECESS?RIO TER CUIDADO POR CAUSA DA REGIONALIZA??O DOS SINAIS, DE MODO QUE ISSO N?O INTERFERE NA COMPREENS?O DAS TRADU??ES. COM ISSO, A PESQUISA ALERTA PARA A NECESSIDADE DE P?R EM PR?TICA O ENSINO BIL?NGUE NAS ESCOLAS PARA TODOS OS ALUNOS, POIS ASSIM PODER? POSSIBILITAR UMA INCLUS?O EFETIVA. NESSE SENTIDO, O ATLAS BIOLIBRAS, PODE SER UTILIZADO NAS ATIVIDADES EM GRUPO COMO UM RECURSO ESTIMULANTE NA INTERA??O ENTRE SURDOS E OUVINTES, SENDO NO ENSINO PRESENCIAL, REMOTO OU H?BRIDO POR MEIO DO MOBILE LEARNING, NO PORTUGU?S, APRENDIZAGEM M?VEL.