LIBRAS, A VOZ NO SILÊNCIO DOS SINAIS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86969 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "LIBRAS, A VOZ NO SILÊNCIO DOS SINAIS" "resumo" => "A língua brasileira de sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do Brasil, além disso é de suma importância para a inclusão social de surdos. O trabalho teve como objetivo proporcionar o acesso a aprendizagem básica da Libras, como recurso didático para a comunicação e inclusão de alunos surdos em sala de aula e no convívio social e entender como isso contribuiu para a formação acadêmica de futuros professores. O trabalho foi destinado a alunos de licenciatura do curso de Biologia do IFTO-Campus Araguatins-TO e consistiu em três etapas, organização do material pedagógico, aplicação de um curso de nível básico em Libras e por fim uma pesquisa sobre a relevância do que fora trabalhado durante a vigência do curso. Aprender a se comunicar fazendo uso da Libras representa uma evolução pessoal e profissional, que além de auxiliar no processo inclusivo ainda garante parte dos direitos de pessoas que sofrem com surdez. Os materiais pedagógicos foram construídos a partir dos materiais de apoio selecionados, como músicas e textos. Durante o curso, as aulas realizadas contaram com a demonstração de sinais referentes aos dias da semana, meses do ano, verbos, numerais e sinais usuais do cotidiano, para isso utilizou-se textos no formato de diálogos e músicas para a interpretação em Libras. Ao final do curso, foi aplicado um questionário, onde os cursistas destacaram a influência do das atividades realizadas para sua formação acadêmica na área de ensino, todos os discentes inscritos e ativos no curso básico em Libras afirmaram que o mesmo contribuiu muito em sua graduação, já que em sua maioria não tinham contato com a língua, e também o trabalho auxiliou com o desejo de continuar o aprendizado da língua de forma mais avançada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID517_TB96_14072022224210.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CAVALCANTE CARDOSO" "autor_nome_curto" => "BRUNA CARDOSO" "autor_email" => "brunacavalcante.bcc@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86969 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "LIBRAS, A VOZ NO SILÊNCIO DOS SINAIS" "resumo" => "A língua brasileira de sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do Brasil, além disso é de suma importância para a inclusão social de surdos. O trabalho teve como objetivo proporcionar o acesso a aprendizagem básica da Libras, como recurso didático para a comunicação e inclusão de alunos surdos em sala de aula e no convívio social e entender como isso contribuiu para a formação acadêmica de futuros professores. O trabalho foi destinado a alunos de licenciatura do curso de Biologia do IFTO-Campus Araguatins-TO e consistiu em três etapas, organização do material pedagógico, aplicação de um curso de nível básico em Libras e por fim uma pesquisa sobre a relevância do que fora trabalhado durante a vigência do curso. Aprender a se comunicar fazendo uso da Libras representa uma evolução pessoal e profissional, que além de auxiliar no processo inclusivo ainda garante parte dos direitos de pessoas que sofrem com surdez. Os materiais pedagógicos foram construídos a partir dos materiais de apoio selecionados, como músicas e textos. Durante o curso, as aulas realizadas contaram com a demonstração de sinais referentes aos dias da semana, meses do ano, verbos, numerais e sinais usuais do cotidiano, para isso utilizou-se textos no formato de diálogos e músicas para a interpretação em Libras. Ao final do curso, foi aplicado um questionário, onde os cursistas destacaram a influência do das atividades realizadas para sua formação acadêmica na área de ensino, todos os discentes inscritos e ativos no curso básico em Libras afirmaram que o mesmo contribuiu muito em sua graduação, já que em sua maioria não tinham contato com a língua, e também o trabalho auxiliou com o desejo de continuar o aprendizado da língua de forma mais avançada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID517_TB96_14072022224210.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CAVALCANTE CARDOSO" "autor_nome_curto" => "BRUNA CARDOSO" "autor_email" => "brunacavalcante.bcc@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }