Projeto de vida é uma temática incluída recentemente nos currículos escolares. Esse componente está voltado para a tentativa de fazer com que os estudantes se apropriem de experiências que lhes permitam desenvolver habilidades para que consigam fazer escolhas profissionais com liberdade, consciência crítica, autonomia e responsabilidade. Além de todos esses processos vividos pelos jovens, o ano de 2020 foi marcado pela descoberta de um vírus altamente transmissível e letal, o Coronavírus. Vivendo os medos e os conflitos de um amanhã pandêmico em que não se sabia (nem se sabe) quando o fim chegaria, muitos jovens-estudantes, especialmente os da escola pública, precisaram “reunir forças” e traçar rotas, ainda que incertas, para vislumbrar um futuro pós-pandêmico. Na tentativa de auxiliar esses jovens na sua busca por construir dias melhores e mais seguros para a sua vida estudantil e na superação dos duros desafios do confinamento impostos pela pandemia, foi desenvolvida uma oficina remota em que os temas e atividades fizeram os estudantes perceberem recursos, forças internas e externas disponíveis para o seu viver, bem como as oportunidades de uso das suas habilidades e perfis para tal fim. E assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o processo pedagógico que foi desenvolvido no componente curricular escolar “Projeto de Vida”, levando em consideração as habilidades profissionais, socioemocionais e comunicativas que foram mobilizadas durante as atividades.