Artigo CONEDU - Educação Emocional

E-books

ISBN: 978-65-86901-73-3

DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA PARA REDUZIR BULLYING E CYBERBULLYING ENTRE ESTUDANTES ADOLESCENTES

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
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                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  CL&Eacute;DIA IN&Ecirc;S MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n
                  CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n
                  DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n
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                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n
                  MARCIA RIQUE CARICIO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Casos de bullying e cyberbullying têm sido noticiados na mídia e investigados em estudos científicos, que mostram que essas formas de agressão são cada vez mais comuns no ambiente escolar. Com a pandemia e o maior uso das mídias sociais pelos adolescentes, essa incidência tem se tornado alarmante e gerado consequências danosas para todos os envolvidos, como: abalo na saúde mental e comportamental, isolamento social, evasão escolar, ideação suicida e suicídio. Diante desses dados, este trabalho objetivou avaliar a eficácia do desenvolvimento da empatia para reduzir o bullying e o cyberbullying entre estudantes adolescentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-intervenção com o uso da estratégia informativa-afetiva-discursiva. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e seguiu todos os preceitos da pesquisa com seres humanos. Participaram 72 alunos/as, com idades de 14 a 18 anos, do sexo masculino e do feminino, do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública do Rio Grande do Norte. No presente estudo, serão apresentados os resultados da Análise de Conteúdo dos dados coletados na etapa de dramatização da intervenção. Com a colaboração de quatro juízes, os dados foram organizados em cinco categorias: “Arrependimento e pedido de desculpa frente ao bullying e cyberbullying” (45%), “Palavras de apoio para a vítima” (19,2%), “Justificativa para cometer bullying e cyberbullying” (18,3%), “Identificação com a vítima e exercício empático” (13,3%) e “Mudança de comportamento (4,2%). De maneira geral, os resultados encontrados sugerem que o desenvolvimento da empatia pode favorecer a redução do bullying e cyberbullying, além de gerar mudanças comportamentais com relação a tais práticas. Espera-se que esse estudo forneça auxílio para os profissionais da educação executarem intervenções voltadas para a redução de práticas agressivas no âmbito escolar.

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