As unidades de conservação no Brasil têm se apresentado como espaços ricos em possibilidades para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O Parque Municipal de Maceió, criado pela Lei 2541 de 1978, é uma destas unidades, abertas à visitação pública que tem programas de instrução ambiental lúdica para os visitantes. Atividades educativas e recreacionais são frequentemente desenvolvidas na área. Com o objetivo de conhecer e analisar a experiência vivenciada pelos visitantes, esporádicos e assíduos, foi aplicado um questionário com 150 visitantes, escolhidos aleatoriamente, contendo perguntas sobre a sua percepção ambiental e expectativas em relação às atividades desenvolvidas na unidade. Também foram analisados quantitativamente dados documentais do número e perfil dos frequentadores do Parque registrados pela administração da unidade. A maioria dos respondentes do questionário são frequentadores esporádicos do parque e demonstraram interesse em lazer e busca de momentos de tranquilidade em contato com a natureza. A maioria também tinham expectativas que não foram atendidas quanto a visita guiada e as estruturas físicas da unidade. Quanto à procedência dos visitantes pode-se constatar que a maioria é de outros bairros (54 %) mais distantes do Parque. Alguns visitantes são de outras cidades (5%), outros estados (1%) e de outros países (1%). Com relação aos grupos que frequentam a unidade, foram registrados: grupos religiosos (9%) e grupos escolares (11%). Com base na análise dos dados, pôde ser constatado que a unidade vem exercendo seu papel de auxiliar no processo da educação ambiental não formal, no entanto, ainda há muito a fazer para tornar o Parque Municipal de Maceió uma unidade de conservação que atenda aos anseios dos seus frequentadores e aos objetivos de contribuir com a formação de sujeitos ecológicos.