O presente estudo é resultado da pesquisa realizada junto aos estudantes da educação básica, após os primeiros cinquenta dias de ensino remoto emergencial (ERE) no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - campus Maceió durante o ano letivo de 2020. A pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de satisfação das/os estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Ifal - campus Maceió e, consequentemente, definir o ponto de continuidade do ERE. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário on-line, utilizando-se da ferramenta Google Forms e depoimentos colhidos por ocasião de reunião via Google Meet com as/os alunas/os. Em face aos resultados e discussão expostos, a partir da percepção das/os estudantes que vivenciaram a experiência do ensino remoto emergencial no Ifal - campus Maceió, a pesquisa revela que o ERE neste campus, iniciou sem que as/os estudantes tivessem os equipamentos adequados e necessários, o que aumentou muito o nível de insatisfação desses estudantes, faltaram-lhes condições técnicas e estruturais para que pudessem acompanhar efetivamente as atividades não presenciais, evidenciando a inexistência de políticas educacionais que contemplem uma educação permeada pela tecnologia digital. Em razão disso, o suporte pedagógico e o ato de escuta das/os alunas/os sobre os aspectos positivos e negativos durante o processo educativo são ferramentas essenciais para definir estratégias e rumos para o ensino.