O artigo tem por objetivo analisar as principais alterações propostas nos atos normativos que legitimam o programa de estágio nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará (EEEPs). Para a realização deste estudo, além dos Decretos Estaduais, considerou-se a trajetória legislativa do estágio desde a década de 30 com o Decreto nº. 20.294, de 12 de dezembro de 1931 até a promulgação da Lei Federal nº 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008. Aliado a análise desses atos normativos, o Guia do Estágio, documento institucional produzido pela Secretaria da Educação do Ceará, configurou-se enquanto material orientador para analisar a vinculação dos eixos pedagógico, jurídico e financeiro, considerando o contexto da proposta de ensino médio integrado à educação profissional implementada nas EEEPs. Para a realização desse estudo, foram selecionadas as contribuições de autores como Ciavatta e Ramos(2012), Moura (2014), Ciavatta (2014), Colombo e Balão (2014), Fontes (2017) e Monteiro (2019). Quanto ao método de pesquisa selecionado, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental a partir das contribuições de autores como Gil (2010) e Cellard (2008). Concluiu-se que mesmo com a necessária vinculação dos eixos pedagógico, jurídico e financeiro; os aspectos burocráticos ficaram em evidência em detrimento das questões pedagógicas, possibilitando assim que o estágio se configurasse como uma atividade mais voltada à preparação para o mercado de trabalho do que vinculada a uma proposta emancipadora e crítica da realidade social.