Na Enfermagem, a formação profissional permite a formação de técnicos em enfermagem, com duração de dois anos e de enfermeiros por meio do curso superior durante cinco anos. O período menor destinado à formação de profissionais técnicos possibilita ao estudante adentrar no mundo do trabalho em menor espaço temporal. Nesse sentido, o objetivo foi identificar a relação entre trabalho e educação na enfermagem, relacionando aspectos históricos na educação que repercutiram na configuração da profissão. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. De acordo com os registros foi possível identificar que a fragmentação do saber na enfermagem é algo substancialmente arraigado, que por décadas manteve a ênfase na divisão de tarefas, trabalhando de forma segmentada, diante de uma dicotomia, uns são formados para o fazer, outros para o saber. Os resultados do estudo apontam a relevância de uma educação emancipatória, não restrita à típica visão tecnicista. Aponta-se a formação integral como percurso para a formação de seres sociais em detrimento da capacitação profissional apenas para desenvolver determinadas tarefas.