A pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos da meditação sobre os níveis de estresse em alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Fortaleza. Como percurso metodológico, utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, pautada no referencial da pesquisa-ação. Foi realizado um diagnóstico, verificando os sintomas e os níveis de estresse por meio do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos – ISSL (1994), antes e após 20 práticas de meditação, em 11 estudantes do Ensino Técnico Integrado sendo, 10 alunas do sexo feminino e um do sexo masculino, com idade média de 170,92 anos. As inferências qualitativas foram avaliadas através da observação participante com registro em diário de campo, da entrevista semiestruturada e do grupo focal. A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados quantitativos e a análise de conteúdo de Bardin para os qualitativos. Este estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética do IFCE sob o Parecer de nº 2.883.817. Os resultados apontaram que a prática de meditação promoveu a redução dos níveis de estresse dos alunos avaliados (Exaustão: 45,4% vs. 9,09%; Sem estresse: 9,09% vs. 36,3%). As categorias emergentes do conteúdo das entrevistas, manifesto e latente, retrataram a autopercepção na redução do estresse, da ansiedade, das oscilações de humor, maior tranquilidade e melhora na concentração. Considera-se, portanto, que a prática de meditação pode ser uma estratégia pedagógica acessível e valiosa no controle dos níveis de estresse em alunos da Educação Profissional e Tecnológica.