Este estudo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa e teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico, a partir dos estudos de Marx (1978) e Savianni (2007), discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. Frigotto, Ramos, Ciavatta (2005) e Kuenzer (2005) elucidam porque o princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória, conforma proposto por Freire (2016). Moura (2008) e Machado (2008) destacam os desafios e especificidades da formação e atuação docente. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e, os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade da formação continuada, que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, também orientaram a implementação de um curso com vistas a qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino.