As tecnologias inserem-se, cada vez mais rápido, no meio acadêmico e profissional. Entretanto, a maior parte das instituições de ensino não acompanham esse desenvolvimento exponencial, oferecendo, comumente, uma educação com baixos índices de modernização (Santos, 2012). A presente pesquisa, realizada com os discentes dos cursos técnicos de Saneamento Ambiental e Edificações, do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife, busca relatar como se dá um processo formativo contendo o que há de mais atualizado no processo de medições quando se diz respeito a representação gráfica da realidade no apoio da topografia: o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), soluções tecnológicas que promovem o aumento da produtividade. Em confluência aos positivos resultados gerados por esses equipamentos, o mercado atual mostra uma lacuna de profissionais bem treinados. Sendo assim, foram promovidos minicursos e oficinas com os discentes dos cursos referidos, a partir de parceria com uma empresa privada, a fim de oferecer uma introdução sobre uma temática relevante na grande área das engenharias. Como resultados, os participantes relataram uma experiência profícua, tanto pelo contato com tecnologias ainda em consolidação frente à tradição, quanto pela oportunidade em realizar levantamentos em áreas reais, diferentes das práticas comumente ensinadas nos cursos técnicos. Desse modo, portanto, conclui-se que a parceria público-privada demonstra ser muito efetiva na colaboração da formação de profissionais atualizados e com senso crítico, de modo a ressignificar o ensino técnico que, por muitas vezes, foi visto como engessado (Saviani, 2003), bem como promove a inserção de uma mão de obra cada vez mais especializada no mercado de trabalho, favorecendo as relações empregatícias, aumentando a diferenciabilidade desses profissionais e, com resultados positivos, criando uma cultura nos Institutos Federais de perpetuação de criação e manutenção de cursos complementares à grade de ensino.