O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento