Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica

E-books

ISBN: 978-65-86901-75-7

O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91439
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 3709
    "inscrito_id" => 14757
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)"
    "resumo" => "O Assistente Social atua em áreas de vulnerabilidade, decorrentes das desigualdades sociais que perpassam a sociedade. A área da educação torna-se, assim, um importante espaço de atuação desse profissional à medida que essas desigualdades se manifestam das mais variadas formas, especialmente no âmbito escolar. Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), no período de 2011 a 2020. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Os trabalhos, selecionados a partir do título, resumo e palavras-chave, foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos apenas 4 trabalhos, sendo três dissertações e uma tese. Dois trabalhos estudaram sobre a atuação dos Assistentes Sociais para a permanência ou evasão escolar no âmbito dos Institutos Federais e dois sobre o exercício profissional do Assistente Social. Os resultados das produções buscaram compreender as particularidades do exercício profissional nos Institutos, no que concerne aos cursos técnicos integrados. Com isso sugerimos ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre a temática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14757_TB3709_01122022134859.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA VALÕES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "rita.valoes@pesqueira.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91439
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 3709
    "inscrito_id" => 14757
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)"
    "resumo" => "O Assistente Social atua em áreas de vulnerabilidade, decorrentes das desigualdades sociais que perpassam a sociedade. A área da educação torna-se, assim, um importante espaço de atuação desse profissional à medida que essas desigualdades se manifestam das mais variadas formas, especialmente no âmbito escolar. Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), no período de 2011 a 2020. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Os trabalhos, selecionados a partir do título, resumo e palavras-chave, foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos apenas 4 trabalhos, sendo três dissertações e uma tese. Dois trabalhos estudaram sobre a atuação dos Assistentes Sociais para a permanência ou evasão escolar no âmbito dos Institutos Federais e dois sobre o exercício profissional do Assistente Social. Os resultados das produções buscaram compreender as particularidades do exercício profissional nos Institutos, no que concerne aos cursos técnicos integrados. Com isso sugerimos ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre a temática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14757_TB3709_01122022134859.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA VALÕES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA"
    "autor_email" => "rita.valoes@pesqueira.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O Assistente Social atua em áreas de vulnerabilidade, decorrentes das desigualdades sociais que perpassam a sociedade. A área da educação torna-se, assim, um importante espaço de atuação desse profissional à medida que essas desigualdades se manifestam das mais variadas formas, especialmente no âmbito escolar. Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), no período de 2011 a 2020. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Os trabalhos, selecionados a partir do título, resumo e palavras-chave, foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos apenas 4 trabalhos, sendo três dissertações e uma tese. Dois trabalhos estudaram sobre a atuação dos Assistentes Sociais para a permanência ou evasão escolar no âmbito dos Institutos Federais e dois sobre o exercício profissional do Assistente Social. Os resultados das produções buscaram compreender as particularidades do exercício profissional nos Institutos, no que concerne aos cursos técnicos integrados. Com isso sugerimos ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre a temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.