A educação é o acesso para a transformação da sociedade. Pode-se acreditar que com um desenvolvimento ajustado em um amontoado de ideias e de concepções pedagógicas lúdicas e ativas que aprecie o respeito étnico-racial e sociocultural, o indivíduo tem como achar o equilíbrio e se desenvolver na família, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e, acima de tudo, nas instituições de ensino. A capoeira é considerada uma atividade completa, devido atuar nos aspectos cognitivos, afetivo e motor, podendo assim proporcionar o bem-estar de quem o pratica, pois o bem-estar como uma das práticas da atividade esportiva, auxiliando para que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo. O estudo tem como objetivo geral, identificar os benefícios advindos com a prática da Capoeira, como proposta pedagógica de promoção ao bem-estar no âmbito escolar da Educação Profissional e Tecnológica no IFCE. Esta pesquisa qualifica-se como um estudo de caso, sendo aplicado no domínio do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE, aos alunos dos primeiros semestres do ensino técnico integrado. Espera-se da pesquisa que consiga proporcionar o bem-estar aos alunos, obtendo assim êxito em seu objetivo e possa auxiliar em futuros estudos.