Este trabalho aborda sobre uma prática de ensino denominada “Reconhecendo os vegetais no entorno” para o ensino de Botânica, de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, numa perspectiva didática que concilia discernimento cognitivo por metodologias de investigação em práticas efetivadas em ambiente doméstico. O desenvolvimento ocorreu em três turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), em Belo Horizonte MG, na disciplina de Biologia. O referencial teórico deste trabalho é a teoria de ensino de Biologia por Investigação. Os alunos realizaram práticas em casa orientados pelas professoras, de observarem a morfologia e anatomia das plantas de ambientes domésticos ou de regiões próximas, aprendendo por averiguações e ampliando as linguagens científicas de vegetais conhecidos no dia a dia. Os alunos foram fundamentando, em grupos, e gradativamente, os conhecimentos científicos adquiridos, e atando-os às noções preexistentes como informações e percepções. O trabalho incluiu o desenvolvimento de habilidades com diferentes formas de linguagem: visual, por fotografias, científica pela utilização das Normas de Nomenclatura Científica dos Seres, e pela aplicação de conhecimentos de Metodologia Científica. A aprendizagem deu-se por desafios e pela resolução de problemas, como por exemplo a ausência de exemplares de cada grupo para serem fotografados. Como resultados deste trabalho percebemos pelas imagens que os alunos perceberam e correlacionaram as caraterísticas das plantas fotografadas aos conteúdos de botânica, buscando diferentes ângulos para poder identificar o vegetal no seu respectivo grande grupo. Esta ação propiciou a lapidação do discernimento para classificação dos vegetais, dada às características percebidas. O aluno participou proativamente, sendo o responsável pela sua aprendizagem e o professor atuou como orientador do processo. Evidenciamos uma motivação dos estudantes durante o processo e, como consequência, uma aprendizagem significativa de aspectos da Botânica como nomenclatura, classificação e morfologia dos Grupos Vegetais.