Este trabalho tem por objetivo identificar os principais atores no desenvolvimento de ações para a manutenção do direito constitucional à profissionalização por parte do adolescente e compreender como os espaços de promoção ao adolescente podem contribuir no desenvolvimento de jovens autônomos e protagonistas. Nesse sentido, observa-se, primeiramente, a partir da família, como primeiro espaço das relações sociais; na escola, no desenvolvimento do seu papel social, e nos espaços não formais de promoção ao adolescente, a necessidade de se buscar alternativas práticas e sistematizadas que relacionem os aspectos culturais e científicos ao mundo do trabalho, construindo, junto aos adolescentes, um projeto de vida que os prepare para o exercício profissional saudável, reduzindo o risco de uma inserção precoce e em condições precárias no mundo do trabalho. A metodologia utilizada perpassa pela pesquisa bibliográfica que considera as contribuições de Paulo Freire, Marise Ramos, Dermeval Saviani entre outros autores que tratam do papel transformador da educação e a sua relevância na construção do projeto de vida; pela pesquisa documental que apresenta a legislação que versa sobre o direito à profissionalização e as formas de acesso por meio dos programas de governo e das modalidades de ensino profissional. Espera-se com este artigo, propagar as possibilidades de acesso à formação profissional do adolescente e evidenciar a relevância dos espaços que podem contribuir diretamente para a promoção do adolescente na construção do seu futuro profissional.