O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação com a utilização de WebQuest elaborada a partir da metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) como forma de promover a alfabetização científica em estudantes do 2o Módulo do Curso Técnico de nível Médio em Administração de Empresas. A pesquisa, desenvolvida com base na pesquisa-ação (Tripp, 2005), contou com a aplicação de uma sequência didática e indicativos de alfabetização científica, ambos elaborados a partir dos referenciais de Savin-Baden e Major (2004); Moraes (2010); Sasseron e Carvalho (2011); e Snow e Dibner (2016). A análise dos resultados demonstrou em um primeiro momento a importância da utilização de WebQuests elaboradas a partir da abordagem da ABRP para o ensino de conteúdos nos cursos técnicos. Em um segundo momento os resultados reforçaram a necessidade de a aprendizagem ocorrer a partir de um ensino focado na alfabetização científica, ou seja, a aprendizagem conceitual, a compreensão da ciência como um processo de construção e a capacidade de utilizar o conhecimento como um bem cultural que fundamenta e favorece a tomada de decisões pessoais ou corporativas.