PRÁTICAS DE ENSINO E DIDÁTICA: CONCEPÇÕES, CARACTERÍSTICAS E MÉTODOS PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100026 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7086 "inscrito_id" => 8466 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO E DIDÁTICA: CONCEPÇÕES, CARACTERÍSTICAS E MÉTODOS PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS" "resumo" => "As práticas de ensino são elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências no ambiente escolar pelo fato de envolverem o compartilhamento de diversos saberes, características e habilidades. Esses elementos revelam métodos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, estabelecendo o pensamento crítico, a reflexão e a transformação nos espações escolares. Nossa proposta justifica-se pela utilização da didática em sala de aula, a fim de promover a fluidez das aulas e tornar a aprendizagem significativa. Nesse contexto, objetivo geral da pesquisa é investigar como a didática possibilita uma aprendizagem significativa em sala de aula. Portanto, para atingir o objetivo proposto elegemos a seguinte questão de pesquisa: Como a didática contribui no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa?. Neste trabalho, destacamos as contribuições de autores como Araújo, Rodrigues e Aragão (2017), Candau e Koffi (2015), Comenius (2015), Dantas (2017), Franco e Pimenta (2016), Franco (2015), Libâneo (2006), Luckesi (2012), Neto e Maciel (2008), Porto (2021), entre outros. A pesquisa constatou que a didática desempenha um papel essencial no trabalho do professor, uma vez que o ensino não é simplesmente a transferência de conhecimento, mas requer mediação e estímulo à autonomia dos estudantes por meio da aprendizagem significativa, possibilitando a formação de cidadãos conscientes que cumprem seu papel transformador na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8466_TB7086_20062023221129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANDSON" "autor_email" => "luandsonluis@servidor.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100026 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7086 "inscrito_id" => 8466 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO E DIDÁTICA: CONCEPÇÕES, CARACTERÍSTICAS E MÉTODOS PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS" "resumo" => "As práticas de ensino são elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências no ambiente escolar pelo fato de envolverem o compartilhamento de diversos saberes, características e habilidades. Esses elementos revelam métodos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, estabelecendo o pensamento crítico, a reflexão e a transformação nos espações escolares. Nossa proposta justifica-se pela utilização da didática em sala de aula, a fim de promover a fluidez das aulas e tornar a aprendizagem significativa. Nesse contexto, objetivo geral da pesquisa é investigar como a didática possibilita uma aprendizagem significativa em sala de aula. Portanto, para atingir o objetivo proposto elegemos a seguinte questão de pesquisa: Como a didática contribui no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa?. Neste trabalho, destacamos as contribuições de autores como Araújo, Rodrigues e Aragão (2017), Candau e Koffi (2015), Comenius (2015), Dantas (2017), Franco e Pimenta (2016), Franco (2015), Libâneo (2006), Luckesi (2012), Neto e Maciel (2008), Porto (2021), entre outros. A pesquisa constatou que a didática desempenha um papel essencial no trabalho do professor, uma vez que o ensino não é simplesmente a transferência de conhecimento, mas requer mediação e estímulo à autonomia dos estudantes por meio da aprendizagem significativa, possibilitando a formação de cidadãos conscientes que cumprem seu papel transformador na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8466_TB7086_20062023221129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANDSON LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANDSON" "autor_email" => "luandsonluis@servidor.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }