TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ESTADUAL CENTRO PROFISSIONALIZANTE DOM ARISTIDES PIROVANO - CEPDAP NO USO DO APLICATIVO “APP PARA VOCÊ” DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100082 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7157 "inscrito_id" => 22255 "titulo" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ESTADUAL CENTRO PROFISSIONALIZANTE DOM ARISTIDES PIROVANO - CEPDAP NO USO DO APLICATIVO “APP PARA VOCÊ” DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19." "resumo" => "Objetivo: Este estudo de caso busca descrever a experiência da Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como uma estratégia para a continuidade do ensino e da aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela aplicação de um questionário elaborado por meio do aplicativo de gerenciamento de pesquisa Google Forms, direcionado à gestão da Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano e pela consulta a documentos administrativos da escola, bem como o relatório de criação do aplicativo. Resultados: A estratégia de implementação do aplicativo “App para Você” como uma ferramenta de auxílio ao ensino e aprendizagem durante a pandemia da COVID-19 foi positiva na perspectiva da organização da informação. Foi possível observar que o aplicativo contribui para a ordenação dos materiais didáticos compartilhados pelos professores, auxiliando a reunião de materiais de forma ordenada tanto para professores quanto para alunos. No entanto, questões de ordem sociais e econômicas fizeram a experiência enfrentar dificuldades no que se refere a adesão total dos alunos à ferramenta. Conclusão: A partir deste estudo de caso é possível compreender que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem auxiliar o ensino e aprendizagem, no entanto, a assimetria no acesso a recursos digitais comprometeram seu completo aproveitamento na Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22255_TB7157_19112023203304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Nádia Araújo" "autor_email" => "nadia.silva4386@escola.se" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100082 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7157 "inscrito_id" => 22255 "titulo" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ESTADUAL CENTRO PROFISSIONALIZANTE DOM ARISTIDES PIROVANO - CEPDAP NO USO DO APLICATIVO “APP PARA VOCÊ” DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19." "resumo" => "Objetivo: Este estudo de caso busca descrever a experiência da Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como uma estratégia para a continuidade do ensino e da aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela aplicação de um questionário elaborado por meio do aplicativo de gerenciamento de pesquisa Google Forms, direcionado à gestão da Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano e pela consulta a documentos administrativos da escola, bem como o relatório de criação do aplicativo. Resultados: A estratégia de implementação do aplicativo “App para Você” como uma ferramenta de auxílio ao ensino e aprendizagem durante a pandemia da COVID-19 foi positiva na perspectiva da organização da informação. Foi possível observar que o aplicativo contribui para a ordenação dos materiais didáticos compartilhados pelos professores, auxiliando a reunião de materiais de forma ordenada tanto para professores quanto para alunos. No entanto, questões de ordem sociais e econômicas fizeram a experiência enfrentar dificuldades no que se refere a adesão total dos alunos à ferramenta. Conclusão: A partir deste estudo de caso é possível compreender que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem auxiliar o ensino e aprendizagem, no entanto, a assimetria no acesso a recursos digitais comprometeram seu completo aproveitamento na Escola Estadual Centro Profissionalizante Dom Aristides Pirovano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22255_TB7157_19112023203304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Nádia Araújo" "autor_email" => "nadia.silva4386@escola.se" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }