EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE DE RETOMADA DO PERCURSO ESCOLAR PARA LGBTS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7178 "inscrito_id" => 20304 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE DE RETOMADA DO PERCURSO ESCOLAR PARA LGBTS" "resumo" => "Muitos/as estudantes LGBTs passam por processos discriminatórios ao longo da trajetória escolar e parte desses acaba perfazendo percursos não lineares de escolarização, até mesmo interrompendo por muitos anos os estudos ou saindo em definitivo da escola. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade constante na educação básica em que estudantes que tiveram uma ruptura com a escola podem retomar os estudos e o direito fundamental do acesso à educação via escola regular. A ideia neste texto foi analisar o panorama da situação que faz com que estudantes LGBTs saiam da escola e a EJA como uma possibilidade da retomada desse percurso. Para tal, foram elaboradas análises a partir de uma pesquisa bibliográfica, da produção de autores dos estudos sobre sexualidade, gênero e educação e dos estudos da EJA como direito humano à educação. A partir das análises, percebeu-se que a EJA é um campo potencial para a retomada do percurso escolar e do direito à educação e que existe a demanda de estudantes LGBTs por ela, embora suas políticas não abarquem esses sujeitos entre o rol da diversidade do público da EJA, como um público específico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20304_TB7178_20062023222643.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA APARECIDA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lumiranda.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7178 "inscrito_id" => 20304 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE DE RETOMADA DO PERCURSO ESCOLAR PARA LGBTS" "resumo" => "Muitos/as estudantes LGBTs passam por processos discriminatórios ao longo da trajetória escolar e parte desses acaba perfazendo percursos não lineares de escolarização, até mesmo interrompendo por muitos anos os estudos ou saindo em definitivo da escola. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade constante na educação básica em que estudantes que tiveram uma ruptura com a escola podem retomar os estudos e o direito fundamental do acesso à educação via escola regular. A ideia neste texto foi analisar o panorama da situação que faz com que estudantes LGBTs saiam da escola e a EJA como uma possibilidade da retomada desse percurso. Para tal, foram elaboradas análises a partir de uma pesquisa bibliográfica, da produção de autores dos estudos sobre sexualidade, gênero e educação e dos estudos da EJA como direito humano à educação. A partir das análises, percebeu-se que a EJA é um campo potencial para a retomada do percurso escolar e do direito à educação e que existe a demanda de estudantes LGBTs por ela, embora suas políticas não abarquem esses sujeitos entre o rol da diversidade do público da EJA, como um público específico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20304_TB7178_20062023222643.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA APARECIDA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lumiranda.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }