A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PIBID
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100164 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7273 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PIBID" "resumo" => "A Universidade possui como base estrutural a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão -tríade que possibilita vivências entre discentes e comunidade externa por meio de políticas públicas como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e a Iniciação Científica (IC). Assim contribui para a promoção do papel solidário, sociocultural. Este trabalho busca analisar a formação inicial do professor de Matemática na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação básica por meio do PIBID, descrevendo desafios e perspectivas apresentadas pelos bolsistas no decorrer das atividades. Trata-se de pesquisa exploratória, com levantamento documental e bibliográfico, e observação direta de 24 bolsistas do PIBID UNEB de Matemática, em Teixeira de Freitas-BA - biênio 2020-2022. Dialogamos com Severino (2017), quem aborda ensino e pesquisa como mecanismo que possibilita a construção do conhecimento; Scheidemantel, Klein e Teixeira (2004), para discutir as contribuições da extensão na formação do profissional e cidadão; e Kwasaki (1997), quem salienta a importância dos projetos ligados à prática desta tríade. Os resultados obtidos demonstram diferentes metodologias adotadas durante o contexto pandêmico, baseados nos documentos de orientação de ensino emitidos pelas Secretarias de Educação – estadual (SEC/BA) e municipal de Teixeira de Freitas-BA. As escolas municipais tiveram dificuldades em desenvolver o trabalho com os alunos, devido à falta de acesso às aulas remotas, sendo necessário a formulação de atividades impressas disponibilizadas pela rede escolar. Nas escolas estaduais os alunos tiveram aulas remotas com atuação dos bolsistas no ensino de Matemática. Após o período de isolamento, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais, os bolsistas puderam atuar presencialmente com alunos nas instituições parceiras, e foi possível experienciar benefícios do PIBID, criando espaço para desenvolvimento profissional e humano, colaborando na formação de profissionais capazes de superar os desafios de ensino-aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1132_TB7273_10122023235809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA SAID SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "saidhavila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO D" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100164 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7273 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PIBID" "resumo" => "A Universidade possui como base estrutural a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão -tríade que possibilita vivências entre discentes e comunidade externa por meio de políticas públicas como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e a Iniciação Científica (IC). Assim contribui para a promoção do papel solidário, sociocultural. Este trabalho busca analisar a formação inicial do professor de Matemática na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação básica por meio do PIBID, descrevendo desafios e perspectivas apresentadas pelos bolsistas no decorrer das atividades. Trata-se de pesquisa exploratória, com levantamento documental e bibliográfico, e observação direta de 24 bolsistas do PIBID UNEB de Matemática, em Teixeira de Freitas-BA - biênio 2020-2022. Dialogamos com Severino (2017), quem aborda ensino e pesquisa como mecanismo que possibilita a construção do conhecimento; Scheidemantel, Klein e Teixeira (2004), para discutir as contribuições da extensão na formação do profissional e cidadão; e Kwasaki (1997), quem salienta a importância dos projetos ligados à prática desta tríade. Os resultados obtidos demonstram diferentes metodologias adotadas durante o contexto pandêmico, baseados nos documentos de orientação de ensino emitidos pelas Secretarias de Educação – estadual (SEC/BA) e municipal de Teixeira de Freitas-BA. As escolas municipais tiveram dificuldades em desenvolver o trabalho com os alunos, devido à falta de acesso às aulas remotas, sendo necessário a formulação de atividades impressas disponibilizadas pela rede escolar. Nas escolas estaduais os alunos tiveram aulas remotas com atuação dos bolsistas no ensino de Matemática. Após o período de isolamento, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais, os bolsistas puderam atuar presencialmente com alunos nas instituições parceiras, e foi possível experienciar benefícios do PIBID, criando espaço para desenvolvimento profissional e humano, colaborando na formação de profissionais capazes de superar os desafios de ensino-aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1132_TB7273_10122023235809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA SAID SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "saidhavila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO D" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }