Neste artigo fazemos uma análise de todo o processo histórico da Educação Brasileira, perspassando por toda a legislação vigente desde o início até os dias atuais, levando-se em consideração que vários historiadores demonstram que durante todo esse processo ocorreram várias mudanças ao longo do tempo. Desde o início, com a chegada dos europeus, no período colonial até os dias atuais, a educação, que em princípio, não era direcionada para “todos” foi evoluindo para a sua universalização, levando-se em consideração a educação contemporânea, voltada, principalmente, para o mercado profissional, ou seja, atender às demandas do capital na sociedade. Objetivamos com essa análise: a) refletir sobre todo o processo educacional brasileiro e propor estratégias que sejam viáveis para que a educação seja sempre mais ampliada, contribuindo com a sua universalização; b) Compreender as deficiências e os desafios no atual sistema educacional, propondo estratégias para saná-las. Para isso, nos valemos de vários teóricos e documentos oficiais tais como: SOUZA, (2018).Constituição Federal (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PNE, PCNs (1998) e Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). Na prática, propomos executar tudo aquilo que está garantido em lei, o fomento da educação, valorização do magistério, seguir os temas e eixos norteadores existentes na LDB, PNE, PCNs e Base Nacional Comum Curricular BNCC, através do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo na formação socioeducacional e cidadania.