BRINQUEDOTECAS VIRTUAIS NO PIAUÍ: PRIMEIROS REGISTROS E CARACTERÍSTICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7577 "inscrito_id" => 19756 "titulo" => "BRINQUEDOTECAS VIRTUAIS NO PIAUÍ: PRIMEIROS REGISTROS E CARACTERÍSTICAS" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho decorre da participação da primeira autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (IC) do projeto intitulado: Brinquedotecas virtuais no Piauí: o que dizer das iniciativas que aproximam virtualidade e ludicidade no brincar e a formação de professores a ele relacionado, no âmbito dessas propostas em cenário piauiense? Esta discussão visa discorrer sobre dados iniciais reunidos a partir do levantamento realizado sobre brinquedotecas virtuais presentes no estado do Piauí, com destaque para o número de propostas e onde estão sendo desenvolvidas. A metodologia utilizada para análise de alguns dos dados do levantamento é o de frequência simples e os dados discursivos sobre as brinquedotecas virtuais que foram analisados com auxílio da técnica de Análise de conteúdo de autoria de Bardin (2011). Ademais a pesquisa é embasada na abordagem qualitativa, que de acordo com Yin (2016) fornece aos pesquisadores condições para capturar as perspectivas e expectativas dos participantes da pesquisa, ao mesmo tempo, em que permite interpretações teóricas fundamentadas nos eventos cotidianos observados durante a investigação. A pesquisa é também de natureza bibliográfica. Para Prodanov e Freitas (2013), tais pesquisas são baseadas em referenciais teóricos analisados, seja na forma escrita ou eletrônica, incluindo livros, artigos científicos, páginas da Internet, entre outros. A pesquisa encontra-se em andamento, tendo localizado até o momento quatro propostas de brinquedotecas virtuais. Os descritores utilizados para encontrá-las foram: Brinquedoteca virtual no Piauí, Brinquedoteca virtual de Teresina, Brinquedoteca virtual Piauí imagens. Sobre os anos de implantação, as brinquedotecas virtuais encontradas, iniciaram entre os anos de 2018 e 2020. Dentre as propostas verificou-se ainda que, três delas estão em funcionamento, enquanto uma não está." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19756_TB7577_18112023084759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁRSILA NAYANE RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "TÁRSILA" "autor_email" => "tarsilanayanetata@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7577 "inscrito_id" => 19756 "titulo" => "BRINQUEDOTECAS VIRTUAIS NO PIAUÍ: PRIMEIROS REGISTROS E CARACTERÍSTICAS" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho decorre da participação da primeira autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (IC) do projeto intitulado: Brinquedotecas virtuais no Piauí: o que dizer das iniciativas que aproximam virtualidade e ludicidade no brincar e a formação de professores a ele relacionado, no âmbito dessas propostas em cenário piauiense? Esta discussão visa discorrer sobre dados iniciais reunidos a partir do levantamento realizado sobre brinquedotecas virtuais presentes no estado do Piauí, com destaque para o número de propostas e onde estão sendo desenvolvidas. A metodologia utilizada para análise de alguns dos dados do levantamento é o de frequência simples e os dados discursivos sobre as brinquedotecas virtuais que foram analisados com auxílio da técnica de Análise de conteúdo de autoria de Bardin (2011). Ademais a pesquisa é embasada na abordagem qualitativa, que de acordo com Yin (2016) fornece aos pesquisadores condições para capturar as perspectivas e expectativas dos participantes da pesquisa, ao mesmo tempo, em que permite interpretações teóricas fundamentadas nos eventos cotidianos observados durante a investigação. A pesquisa é também de natureza bibliográfica. Para Prodanov e Freitas (2013), tais pesquisas são baseadas em referenciais teóricos analisados, seja na forma escrita ou eletrônica, incluindo livros, artigos científicos, páginas da Internet, entre outros. A pesquisa encontra-se em andamento, tendo localizado até o momento quatro propostas de brinquedotecas virtuais. Os descritores utilizados para encontrá-las foram: Brinquedoteca virtual no Piauí, Brinquedoteca virtual de Teresina, Brinquedoteca virtual Piauí imagens. Sobre os anos de implantação, as brinquedotecas virtuais encontradas, iniciaram entre os anos de 2018 e 2020. Dentre as propostas verificou-se ainda que, três delas estão em funcionamento, enquanto uma não está." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19756_TB7577_18112023084759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁRSILA NAYANE RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "TÁRSILA" "autor_email" => "tarsilanayanetata@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }