A ESCOLA INCLUSIVA: QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100390 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7583 "inscrito_id" => 5625 "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA: QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR?" "resumo" => "A educação inclusiva é constituída por um movimento mundial pautado por uma abrangência política, cultural, social e, sobretudo, pedagógica, versando sobre o direito de todos à educação numa perspectiva de equidade. A partir dessa compreensão, este trabalho visa propiciar reflexões sobre a igualdade de direito dos estudantes com deficiência à educação básica, compreendendo, portanto, que através da educação inclusiva pode-se construir um movimento de respeito às diferenças, estabelecendo, por conseguinte, uma educação que busque romper com contextos excludentes que se afirmam dentro da escola, tendo em vista a necessidade de profissionais que conheçam os saberes e práticas necessárias para consolidar um projeto de inclusão. Diante disso, neste trabalho, buscou-se analisar quais os maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência matriculados na rede pública de ensino do Município de Pedras de Fogo-PB. Participaram dessa pesquisa 80 (oitenta) profissionais de apoio escolar, 02 (duas) intérpretes de Libras e 09 (nove) professoras do Atendimento Educacional Especializado. Para realização da investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada na análise de conteúdo, tendo como técnica para coleta de dados a aplicação de um questionário on-line. Na análise dos dados foram extraídas três categorias principais: educação inclusiva, estudantes com deficiência, ensino-aprendizagem. A análise revelou que um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência está na sala de aula comum, pois os sujeitos participantes da pesquisa apontaram o despreparo dos docentes para atuar com os estudantes com deficiência em sala de aula, tal como a falta da adequação curricular. A Pesquisa evidencia a necessidade de se rever a formação continuada para os docentes atuantes com o público-alvo da educação especial, pensando estratégias para uma educação que ofereça o direito de todos à educação, sobretudo, com vias ao processo de ensino-aprendizagem que respeite às diferenças no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5625_TB7583_20062023233519.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO" "autor_nome_curto" => "JOELITON PAULO" "autor_email" => "joellygnton@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100390 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7583 "inscrito_id" => 5625 "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA: QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR?" "resumo" => "A educação inclusiva é constituída por um movimento mundial pautado por uma abrangência política, cultural, social e, sobretudo, pedagógica, versando sobre o direito de todos à educação numa perspectiva de equidade. A partir dessa compreensão, este trabalho visa propiciar reflexões sobre a igualdade de direito dos estudantes com deficiência à educação básica, compreendendo, portanto, que através da educação inclusiva pode-se construir um movimento de respeito às diferenças, estabelecendo, por conseguinte, uma educação que busque romper com contextos excludentes que se afirmam dentro da escola, tendo em vista a necessidade de profissionais que conheçam os saberes e práticas necessárias para consolidar um projeto de inclusão. Diante disso, neste trabalho, buscou-se analisar quais os maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência matriculados na rede pública de ensino do Município de Pedras de Fogo-PB. Participaram dessa pesquisa 80 (oitenta) profissionais de apoio escolar, 02 (duas) intérpretes de Libras e 09 (nove) professoras do Atendimento Educacional Especializado. Para realização da investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada na análise de conteúdo, tendo como técnica para coleta de dados a aplicação de um questionário on-line. Na análise dos dados foram extraídas três categorias principais: educação inclusiva, estudantes com deficiência, ensino-aprendizagem. A análise revelou que um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência está na sala de aula comum, pois os sujeitos participantes da pesquisa apontaram o despreparo dos docentes para atuar com os estudantes com deficiência em sala de aula, tal como a falta da adequação curricular. A Pesquisa evidencia a necessidade de se rever a formação continuada para os docentes atuantes com o público-alvo da educação especial, pensando estratégias para uma educação que ofereça o direito de todos à educação, sobretudo, com vias ao processo de ensino-aprendizagem que respeite às diferenças no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5625_TB7583_20062023233519.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO" "autor_nome_curto" => "JOELITON PAULO" "autor_email" => "joellygnton@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }