EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100456 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7673 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "resumo" => "A proposta deste trabalho é apresentar a experiência com a disciplina Educação para as Relações Étnico-raciais, nos Cursos de Letras, do Campus IV, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), problematizando as implicações e contribuições que a disciplina tem trazido para a formação inicial destes futuros docentes. Para isso, partimos das narrativas dos/as estudantes que cursaram a disciplina nos semestres 2021.1 e 2022.2, período em que a disciplina foi ofertada, através da utilização de um questionário autoavaliativo semiestruturado, disponibilizado pelo Google Forms. A prática da autoavaliação ao final da disciplina é uma ação para repensarmos o sentido que a mesma ocupa na formação docente e na construção identitária dos sujeitos, embasada em uma reflexão ética e respaldada em nosso compromisso com uma educação antirracista e antidiscriminatória. A investigação é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Gomes (2017), Santos (2011), Moreira e Candau (2011), e Ribeiro (2019) e da análise documental de legislações a exemplo da Lei nº 10.639/2003 e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras do Campus IV. De acordo com as narrativas expostas pelos/as estudantes, identificamos que há uma reflexão-ação comprometida com a desnaturalização de preconceitos, discriminações e segregações em suas práticas pedagógicas, a desconstrução de fatos históricos eurocêntricos e do mito da democracia racial, o reconhecimento de seu pertencimento étnico-racial, inclusive em um processo de construção identitária positiva e a ênfase na importância da disciplina de forma obrigatória para todos os cursos de licenciaturas da UNEAL. Ressaltamos que nos Cursos de Letras Português e Inglês, a disciplina é obrigatória, já para o Curso de Letras Espanhol, a disciplina será ofertada como obrigatória a partir de 2024." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID536_TB7673_20062023234851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "karla de olivei" "autor_email" => "karlasmcampos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100456 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7673 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "resumo" => "A proposta deste trabalho é apresentar a experiência com a disciplina Educação para as Relações Étnico-raciais, nos Cursos de Letras, do Campus IV, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), problematizando as implicações e contribuições que a disciplina tem trazido para a formação inicial destes futuros docentes. Para isso, partimos das narrativas dos/as estudantes que cursaram a disciplina nos semestres 2021.1 e 2022.2, período em que a disciplina foi ofertada, através da utilização de um questionário autoavaliativo semiestruturado, disponibilizado pelo Google Forms. A prática da autoavaliação ao final da disciplina é uma ação para repensarmos o sentido que a mesma ocupa na formação docente e na construção identitária dos sujeitos, embasada em uma reflexão ética e respaldada em nosso compromisso com uma educação antirracista e antidiscriminatória. A investigação é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Gomes (2017), Santos (2011), Moreira e Candau (2011), e Ribeiro (2019) e da análise documental de legislações a exemplo da Lei nº 10.639/2003 e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras do Campus IV. De acordo com as narrativas expostas pelos/as estudantes, identificamos que há uma reflexão-ação comprometida com a desnaturalização de preconceitos, discriminações e segregações em suas práticas pedagógicas, a desconstrução de fatos históricos eurocêntricos e do mito da democracia racial, o reconhecimento de seu pertencimento étnico-racial, inclusive em um processo de construção identitária positiva e a ênfase na importância da disciplina de forma obrigatória para todos os cursos de licenciaturas da UNEAL. Ressaltamos que nos Cursos de Letras Português e Inglês, a disciplina é obrigatória, já para o Curso de Letras Espanhol, a disciplina será ofertada como obrigatória a partir de 2024." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID536_TB7673_20062023234851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "karla de olivei" "autor_email" => "karlasmcampos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }