ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99855 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6856 "inscrito_id" => 1354 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória em vários cursos universitários, que tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma experiência prática para a profissão em que irão exercer. Por isso, quando se trata da formação de docentes, o estágio é essencial, pois é durante o estágio que o estudante tem a oportunidade de fazer uma conexão entre a prática e a teoria que foi aprendida durante o curso ao qual está sendo formado, desenvolvendo competências e habilidades importantes para sua futura carreira. Além disso, o estágio supervisionado aproxima o licenciando da realidade escolar e do mercado de trabalho, o que é de grande importância em sua formação profissional. Não é de hoje que o ensino no formato integral vem sendo discutido e a experiência vivenciada, sob a proposta de favorecer e tornar o ensino significativo, compreendendo o aluno como um ser cognitivo, emocional e social através das atividades que são propostas ao se trabalhar, incluindo uma maior interação entre as ciências, os alunos são levados a relacionar os conceitos com os conhecimentos de mundo adquiridos em seu repertório sociocultural, desenvolvendo assim uma maior compreensão do meio e do mundo ao qual participa, formando cidadãos críticos e ativos em sociedade. Nessa perspectiva, o presente relatório tem como objetivo descrever as experiências e observações que foram vivenciadas no período do estágio de Ciências e Matemática realizado no âmbito de atividades presenciais com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II na escola de tempo integral Rinaldo Silva de Oliveira, localizada no centro do município de Tamandaré, na Mata Sul de Pernambuco e verificar se todas as premissas do ensino integral se aplicam na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1354_TB6856_04102023225659.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEFANY CAROLAYNE SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "STEFANY" "autor_email" => "scsp1@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99855 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6856 "inscrito_id" => 1354 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória em vários cursos universitários, que tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma experiência prática para a profissão em que irão exercer. Por isso, quando se trata da formação de docentes, o estágio é essencial, pois é durante o estágio que o estudante tem a oportunidade de fazer uma conexão entre a prática e a teoria que foi aprendida durante o curso ao qual está sendo formado, desenvolvendo competências e habilidades importantes para sua futura carreira. Além disso, o estágio supervisionado aproxima o licenciando da realidade escolar e do mercado de trabalho, o que é de grande importância em sua formação profissional. Não é de hoje que o ensino no formato integral vem sendo discutido e a experiência vivenciada, sob a proposta de favorecer e tornar o ensino significativo, compreendendo o aluno como um ser cognitivo, emocional e social através das atividades que são propostas ao se trabalhar, incluindo uma maior interação entre as ciências, os alunos são levados a relacionar os conceitos com os conhecimentos de mundo adquiridos em seu repertório sociocultural, desenvolvendo assim uma maior compreensão do meio e do mundo ao qual participa, formando cidadãos críticos e ativos em sociedade. Nessa perspectiva, o presente relatório tem como objetivo descrever as experiências e observações que foram vivenciadas no período do estágio de Ciências e Matemática realizado no âmbito de atividades presenciais com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II na escola de tempo integral Rinaldo Silva de Oliveira, localizada no centro do município de Tamandaré, na Mata Sul de Pernambuco e verificar se todas as premissas do ensino integral se aplicam na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1354_TB6856_04102023225659.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEFANY CAROLAYNE SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "STEFANY" "autor_email" => "scsp1@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }