A EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE ESCRITA E EXPRESSÃO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PRIVADA COM ALUNOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100473 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7698 "inscrito_id" => 3914 "titulo" => "A EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE ESCRITA E EXPRESSÃO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PRIVADA COM ALUNOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma experiência de educomunicação oriunda de uma proposta de intervenção na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola privada do Ensino Fundamental, explorando como a educomunicação pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz para desenvolver a habilidade de escrita e expressão oral dos alunos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração a problemática identificada dos alunos em expressar-se de forma escrita e oral de maneira clara, tem-se o objetivo de investigar como a educomunicação pode contribuir com a temática, analisar o impacto da educomunicação na motivação e participação do corpo discente, avaliar a evolução das habilidades de escrita e expressão oral ao longo da intervenção e identificar as percepções em relação ao uso da educomunicação como ferramenta pedagógica. Como metodologia, será utilizada uma abordagem qualitativa, que visa compreender, descrever e analisar a experiência da Educomunicação, tendo como recorte uma escola privada do Município de Maceió no Estado de Alagoas. A hipótese é que a educomunicação, ao utilizar mídias digitais como vídeos, podcasts e outras formas de comunicação como ferramentas de aprendizagem e expressão dos alunos, pode estimular seu desenvolvimento, promovendo maior engajamento e motivação nas aulas, além de tornar o processo ensino aprendizagem mais significativo. Espera-se que os resultados obtidos evidenciem a relevância da Educomunicação como uma abordagem inovadora e motivadora no ensino de Língua Portuguesa, ressaltando sua capacidade de estimular a expressão criativa, a reflexão crítica, o engajamento dos alunos e participação ativa na construção do conhecimento. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de obras de autores como Bernard Charlot (2000), Jean Piaget (2003), Paulo Freire (2019) e Cleide Inês Wittke (2010), que abordam temas relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, educação e mídia, linguagem oral e escrita, e educomunicação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3914_TB7698_19112023184435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100473 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7698 "inscrito_id" => 3914 "titulo" => "A EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE ESCRITA E EXPRESSÃO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PRIVADA COM ALUNOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma experiência de educomunicação oriunda de uma proposta de intervenção na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola privada do Ensino Fundamental, explorando como a educomunicação pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz para desenvolver a habilidade de escrita e expressão oral dos alunos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração a problemática identificada dos alunos em expressar-se de forma escrita e oral de maneira clara, tem-se o objetivo de investigar como a educomunicação pode contribuir com a temática, analisar o impacto da educomunicação na motivação e participação do corpo discente, avaliar a evolução das habilidades de escrita e expressão oral ao longo da intervenção e identificar as percepções em relação ao uso da educomunicação como ferramenta pedagógica. Como metodologia, será utilizada uma abordagem qualitativa, que visa compreender, descrever e analisar a experiência da Educomunicação, tendo como recorte uma escola privada do Município de Maceió no Estado de Alagoas. A hipótese é que a educomunicação, ao utilizar mídias digitais como vídeos, podcasts e outras formas de comunicação como ferramentas de aprendizagem e expressão dos alunos, pode estimular seu desenvolvimento, promovendo maior engajamento e motivação nas aulas, além de tornar o processo ensino aprendizagem mais significativo. Espera-se que os resultados obtidos evidenciem a relevância da Educomunicação como uma abordagem inovadora e motivadora no ensino de Língua Portuguesa, ressaltando sua capacidade de estimular a expressão criativa, a reflexão crítica, o engajamento dos alunos e participação ativa na construção do conhecimento. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de obras de autores como Bernard Charlot (2000), Jean Piaget (2003), Paulo Freire (2019) e Cleide Inês Wittke (2010), que abordam temas relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, educação e mídia, linguagem oral e escrita, e educomunicação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3914_TB7698_19112023184435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }