UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97999 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4460 "inscrito_id" => 14254 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS." "resumo" => "Uma das problemáticas globais que acometem as populações com grande vulnerabilidade social são as chamadas doenças negligenciadas. Estas são aquelas em que há um déficit de políticas públicas e incentivos para sua pesquisa, assim como em mecanismos para prevenção e tratamento, sendo recorrentes em países em desenvolvimento e regiões de extrema pobreza. O trabalho analisou as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e as suas implicações do processo de ensino e aprendizagem com estudantes do Ensino Fundamental I, sobre a relação “saúde e ambiente”, através da abordagem temática das doenças negligenciadas. A pesquisa enquanto abordagem se caracteriza como qualitativa, com procedimentos direcionados a Observação Participante (OP), e foi realizada em uma escola pública na Cidade de Pau dos Ferros/RN. As atividades foram divididas em momentos de problematização e relação entre saúde e o meio ambiente (1º MP), a verificação dos problemas no entorno da escola, bem como o estudo de formas de prevenção e sintomas (2º MP), e a culminância com a produção de panfletos e de apresentação dos aprendizados para a comunidade escolar (3º MP). Os resultados demonstraram como a aplicação da metodologia dos TMP pode facilitar o processo de construção do conhecimento dos alunos de uma forma mais significativa e ativa. Apesar da abordagem temática das doenças negligenciadas ser uma estratégia importante para promover a educação em saúde e a consciência ambiental na educação básica, houveram dificuldades na verificação da aprendizagem por parte dos estudantes, mesmo com a aplicação de métodos ativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12749_TB4460_16062023192425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA ALICIA DIAS SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RUANNA ALICIA D" "autor_email" => "ruannaalicia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97999 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4460 "inscrito_id" => 14254 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS." "resumo" => "Uma das problemáticas globais que acometem as populações com grande vulnerabilidade social são as chamadas doenças negligenciadas. Estas são aquelas em que há um déficit de políticas públicas e incentivos para sua pesquisa, assim como em mecanismos para prevenção e tratamento, sendo recorrentes em países em desenvolvimento e regiões de extrema pobreza. O trabalho analisou as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e as suas implicações do processo de ensino e aprendizagem com estudantes do Ensino Fundamental I, sobre a relação “saúde e ambiente”, através da abordagem temática das doenças negligenciadas. A pesquisa enquanto abordagem se caracteriza como qualitativa, com procedimentos direcionados a Observação Participante (OP), e foi realizada em uma escola pública na Cidade de Pau dos Ferros/RN. As atividades foram divididas em momentos de problematização e relação entre saúde e o meio ambiente (1º MP), a verificação dos problemas no entorno da escola, bem como o estudo de formas de prevenção e sintomas (2º MP), e a culminância com a produção de panfletos e de apresentação dos aprendizados para a comunidade escolar (3º MP). Os resultados demonstraram como a aplicação da metodologia dos TMP pode facilitar o processo de construção do conhecimento dos alunos de uma forma mais significativa e ativa. Apesar da abordagem temática das doenças negligenciadas ser uma estratégia importante para promover a educação em saúde e a consciência ambiental na educação básica, houveram dificuldades na verificação da aprendizagem por parte dos estudantes, mesmo com a aplicação de métodos ativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12749_TB4460_16062023192425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA ALICIA DIAS SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RUANNA ALICIA D" "autor_email" => "ruannaalicia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }