Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100507
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7746
    "inscrito_id" => 19085
    "titulo" => "DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA"
    "resumo" => "Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB7746_20062023235834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100507
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7746
    "inscrito_id" => 19085
    "titulo" => "DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA"
    "resumo" => "Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB7746_20062023235834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.