NASCIMENTO, André Felipe Gomes Do. Design e educação: uma revisão sistematizada. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100507>. Acesso em: 22/11/2024 19:32
Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais.