O referido artigo tem como objetivo apresentar uma discussão inerente aos principais impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação- TDICs no processo de ensino ministrado pelos professores em relação ao período pós-pandêmico no colégio estadual militarizado Luis Ribeiro no município de Boa Vista/RR. A utilização destas ferramentas didáticas possibilita ao processo de ensino e aprendizagem uma aula mais dinâmica, interativa e sobretudo, contextualizada com a realidade dos educandos. Sabe-se ainda, que durante a pandemia o seu uso foi frequente em sala de aula, tendo em vista a necessidade de metodologias ativas que alcançasse a todos. A metodologia de trabalho está pautada na abordagem qualitativa, por tratar-se de uma investigação com intuito de coletar e analisar dados de uma determinada realidade, compreendendo o fenômeno através da utilização do paradigma interpretativo para posterior descrição dos dados tal qual acontecem em seu contexto natural. Os resultados encontrados na pesquisa estão na reformulação do ensino adequado à nova realidade do ensino, capacitação para os profissionais do colégio sobre a metodologia ativas, necessidade de atualização das práticas pedagógicas envolvendo as TDICs, desenvolvimento de habilidades e competências para conciliar metodologias de ensino presencial e online.