O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 12744 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”" "resumo" => "Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12744_TB7984_10122023133202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ELANE FREITAS MAIA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaelane95@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 12744 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”" "resumo" => "Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12744_TB7984_10122023133202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ELANE FREITAS MAIA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaelane95@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }