RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E ÊXITOS DO PROGRAMA TUTORIA DE PARES NO IFPE CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8040 "inscrito_id" => 12603 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E ÊXITOS DO PROGRAMA TUTORIA DE PARES NO IFPE CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA" "resumo" => "As instituições de ensino têm recebido cada vez mais estudantes com deficiência. Visando atender de forma exitosa esses estudantes, torna-se necessário a criação de ações que possibilitem melhores condições de equidade, possibilitando a permanência e o êxito desses estudantes. O Programa de Tutoria de Pares foi criado no IFPE com o objetivo de atender a essas demandas e de fomentar a construção cidadã dos estudantes com ou sem deficiência. O programa foi regulamentado no IFPE por meio da Resolução n°133, de 30 de junho de 2022, do Conselho Superior do IFPE, e da IN REIIFPE/IFPE n°7, de 23 de agosto de 2022. O campus Afogados da Ingazeira foi o primeiro campus a executar o programa, regido pelo Edital n°14/2022. Esse relato de experiência pretende mostrar quais foram os desafios encontrados durante a execução do programa, quais as estratégias foram utilizadas para dirimir ou minimizar esses desafios. Bem como, apresentar os pontos positivos do programa, como ele contribuiu para a fomentação de práticas inclusivas no campus e como estudantes tutores e tutorados se sentiram durante o processo. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os agentes envolvidos no processo e análise da documentação respondida pelos tutores. Os resultados obtidos mostram a importância do programa para a comunidade acadêmica e sua formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12603_TB8040_10122023214807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "FELIPE CARDOSO" "autor_email" => "felipe.cardoso@afogados.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100649 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8040 "inscrito_id" => 12603 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E ÊXITOS DO PROGRAMA TUTORIA DE PARES NO IFPE CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA" "resumo" => "As instituições de ensino têm recebido cada vez mais estudantes com deficiência. Visando atender de forma exitosa esses estudantes, torna-se necessário a criação de ações que possibilitem melhores condições de equidade, possibilitando a permanência e o êxito desses estudantes. O Programa de Tutoria de Pares foi criado no IFPE com o objetivo de atender a essas demandas e de fomentar a construção cidadã dos estudantes com ou sem deficiência. O programa foi regulamentado no IFPE por meio da Resolução n°133, de 30 de junho de 2022, do Conselho Superior do IFPE, e da IN REIIFPE/IFPE n°7, de 23 de agosto de 2022. O campus Afogados da Ingazeira foi o primeiro campus a executar o programa, regido pelo Edital n°14/2022. Esse relato de experiência pretende mostrar quais foram os desafios encontrados durante a execução do programa, quais as estratégias foram utilizadas para dirimir ou minimizar esses desafios. Bem como, apresentar os pontos positivos do programa, como ele contribuiu para a fomentação de práticas inclusivas no campus e como estudantes tutores e tutorados se sentiram durante o processo. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os agentes envolvidos no processo e análise da documentação respondida pelos tutores. Os resultados obtidos mostram a importância do programa para a comunidade acadêmica e sua formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12603_TB8040_10122023214807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "FELIPE CARDOSO" "autor_email" => "felipe.cardoso@afogados.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }