INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8043 "inscrito_id" => 18359 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL" "resumo" => "Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18359_TB8043_18082023134450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8043 "inscrito_id" => 18359 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL" "resumo" => "Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18359_TB8043_18082023134450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }