DA SALA DE AULA PARA A VIDA: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS EM UMA DISCIPLINA SOBRE GESTÃO EMOCIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100660 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 10876 "titulo" => "DA SALA DE AULA PARA A VIDA: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS EM UMA DISCIPLINA SOBRE GESTÃO EMOCIONAL" "resumo" => "Com a proposta de fomentar a formação integral do indivíduo, a BNCC prevê o desenvolvimento de competências e habilidades que facultem a articulação dos componentes curriculares em paralelo com o aspecto socioemocional: competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Dentro deste contexto, propomos a criação de uma disciplina optativa ofertada em curso de formação inicial para professores. A maior motivação, de fato, foram as inúmeras declarações de adoecimento emocional por parte dos estudantes; e esta foi a inspiração para o nome não convencional da disciplina “Da sala de aula para a vida”. A ideia era proporcionar não apenas um escape emocional-afetivo, mas trazer uma compreensão dos aspectos neurocientíficos atrelados à gestão das emoções e uma vida equilibrada, e como estas questões se associam ao aspecto cognitivo. O arcabouço teórico-prático do componente curricular pautou assuntos como: propósito de vida, compreensão das emoções – dependência e alfabetização emocional, comunicação assertiva e não violenta, rapport, princípios de PNL e Mindfulness. A primeira turma da disciplina foi ofertada no formato remoto, em virtude da pandemia de COVID-19. A segunda, já no ambiente presencial. A adesão dos discentes foi significativa, com 31 e 18 estudantes matriculados, respectivamente. Cada encontro era iniciado por um momento de meditação guiada, seguida de alguma dinâmica/atividade que introduzisse o tema a ser abordado. Os discentes construíram portfolios (digitais e físicos), onde registravam o que tinham aprendido, como isso tinha alterado a compreensão deles sobre os assuntos da aula e quais mudanças pessoais, atitudinais e sociais poderiam ser aplicadas em suas vidas. A turma presencial teve como culminância um evento planejado e organizado pelos alunos, com inscrição aberta para a comunidade universitária. Concluímos que foram alcançados os objetivos propostos: desenvolver o autoconhecimento, o olhar empático e o desejo de proporcionar práticas pedagógicas acolhedoras e emocionalmente saudáveis quando se tornarem profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10876_TB8054_01082023174527.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA LUCIA DE SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela.bezerra@ufrpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100660 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 10876 "titulo" => "DA SALA DE AULA PARA A VIDA: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS EM UMA DISCIPLINA SOBRE GESTÃO EMOCIONAL" "resumo" => "Com a proposta de fomentar a formação integral do indivíduo, a BNCC prevê o desenvolvimento de competências e habilidades que facultem a articulação dos componentes curriculares em paralelo com o aspecto socioemocional: competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Dentro deste contexto, propomos a criação de uma disciplina optativa ofertada em curso de formação inicial para professores. A maior motivação, de fato, foram as inúmeras declarações de adoecimento emocional por parte dos estudantes; e esta foi a inspiração para o nome não convencional da disciplina “Da sala de aula para a vida”. A ideia era proporcionar não apenas um escape emocional-afetivo, mas trazer uma compreensão dos aspectos neurocientíficos atrelados à gestão das emoções e uma vida equilibrada, e como estas questões se associam ao aspecto cognitivo. O arcabouço teórico-prático do componente curricular pautou assuntos como: propósito de vida, compreensão das emoções – dependência e alfabetização emocional, comunicação assertiva e não violenta, rapport, princípios de PNL e Mindfulness. A primeira turma da disciplina foi ofertada no formato remoto, em virtude da pandemia de COVID-19. A segunda, já no ambiente presencial. A adesão dos discentes foi significativa, com 31 e 18 estudantes matriculados, respectivamente. Cada encontro era iniciado por um momento de meditação guiada, seguida de alguma dinâmica/atividade que introduzisse o tema a ser abordado. Os discentes construíram portfolios (digitais e físicos), onde registravam o que tinham aprendido, como isso tinha alterado a compreensão deles sobre os assuntos da aula e quais mudanças pessoais, atitudinais e sociais poderiam ser aplicadas em suas vidas. A turma presencial teve como culminância um evento planejado e organizado pelos alunos, com inscrição aberta para a comunidade universitária. Concluímos que foram alcançados os objetivos propostos: desenvolver o autoconhecimento, o olhar empático e o desejo de proporcionar práticas pedagógicas acolhedoras e emocionalmente saudáveis quando se tornarem profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10876_TB8054_01082023174527.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA LUCIA DE SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela.bezerra@ufrpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }