RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100696 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8110 "inscrito_id" => 17772 "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17772_TB8110_04082023191911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA MACHADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "ferreirajussara303@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100696 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8110 "inscrito_id" => 17772 "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17772_TB8110_04082023191911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA MACHADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "ferreirajussara303@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }