As tecnologias digitais da informação e comunicação buscam subsidiar as necessidades de um processo de ensino e aprendizagem que seja capaz de atender aos desafios e as perspectivas da educação contemporânea. Essa formação se dá através de uma intersecção entre a teoria e a prática emergida da escola que é o principal campo de atuação dos/as professores/as formados/as e em formação. O presente artigo apresenta um estudo realizado na cidade de Salgadinho no Agreste pernambucano, objetivando-se compreender a importância do estudo das TDCIs na formação continuada de professores da educação básica, analisando os desafios e as perspectivas dos docentes diante da necessidade de uma educação inovadora. No que corresponde à metodologia desse estudo, elegeu-se a abordagem qualitativa de pesquisa e os dados obtidos se deram por meio dos questionários aplicados no campo empírico e no levantamento bibliográfico. Como resultados e discussões aponta-se a necessidade de uma ampla formação continuada sobre TDCIS que possa suprir às demandas dos processos de ensino e aprendizagem nesse contexto entre educação e tecnologia. Portanto, conclui-se, que a formação continuada de professores sobre TDCIs pautada em uma aprendizagem enriquecedora, oferece ao educador/a ferramentas e subsídios necessários que o/a ajudem nos processos educativos, construindo um ensino inovador e transformador diante das realidades de mundo do tempo presente.