FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100773 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8240 "inscrito_id" => 24801 "titulo" => "FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24801_TB8240_20112023170145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA GONÇALVES CRIZEL" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertacrizel@ifsul.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100773 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8240 "inscrito_id" => 24801 "titulo" => "FATORES INDIVIDUAIS, INTERNOS E EXTERNOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO IFSUL" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa institucional realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense que investiga os fatores individuais, relativos às características pessoais do estudante; os fatores internos às instituições que são problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica; e, os fatores externos às instituições relacionados às dificuldades financeiras do estudante e às questões inerentes à futura profissão. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios para a formulação de políticas educacionais e intervenções voltadas à permanência e êxito dos estudantes, em consonância com o Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. A aplicação da pesquisa na reitoria e nos quatorze campus do IFSUL iniciou-se em maio de 2023 e a previsão de término é em setembro deste ano, por meio de dois formulários do Google Forms, um voltado para os servidores e outro aos estudantes, com o objetivo de identificar a visão de cada esfera da comunidade acadêmica, os pontos de convergência e a percepção geral. Os formulários foram elaborados de forma sistêmica pela Comissão Central da reitoria junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos Estudantes, ficando sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio ao Estudante do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil a elaboração e acompanhamento da aplicação dos formulários, extração de dados para os campus, bem como a análise global dos dados. Como resultados preliminares da aplicação nos campus Avançado Jaguarão, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Lajeado, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapiranga, responderam 287 servidores e 983 estudantes. As respostas mais prevalentes para os servidores foram a falta da base de conhecimento dos conteúdos dos níveis anteriores, falta de habilidade de estudos e conjuntura econômica e social. Para os estudantes foram questões de ordem emocional, desmotivação quanto aos estudos e dificuldade com a metodologia de ensino de alguns professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24801_TB8240_20112023170145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA GONÇALVES CRIZEL" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertacrizel@ifsul.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }