BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8538 "inscrito_id" => 25328 "titulo" => "BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM" "resumo" => "A Educação Matemática, desenvolvida ao longo dos anos, desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos essenciais para compreender e lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Impulsionada pela incorporação de novas metodologias de ensino, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida tem evoluído ao longo dos anos. Dentre tantas possibilidades metodológicas, a Sequência Didática (SD) tem se mostrado uma estratégia de ensino com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos resultados do desenvolvimento de uma SD com a utilização de um jogo, explorando o conteúdo Função Afim. O estudo foi referenciado por leituras exploradas durante o percurso do Módulo II do Programa Residência Pedagógica, que tratavam sobre aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Zabala, 2014, Grando 2004). Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa que ocorreu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante 7 aulas. Para apresentação e desenvolvimento do conteúdo, com auxílio de slides foram realizadas aulas expositivas para compreensão e exploração de conceitos, bem como a utilização do software de geometria dinâmica, Geogebra. Além desses recursos, o Bingo das Funções foi usado como recurso didático para reforçar a aprendizagem do conteúdo de Função Afim. Verificou-se resultados favoráveis quanto às estratégias metodológicas empregadas na SD, tendo em vista que a maioria da turma demonstrou compreensão do conteúdo e interesse em participar das atividades propostas. Observa-se que a utilização do bingo foi uma alternativa favorável que pode incentivar e facilitar a aprendizagem matemática, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar e compreender conceitos matemáticos. Conclui-se que o uso de jogos em uma SD pode auxiliar na aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25328_TB8538_04102023183238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA MATEUS FERINO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressamaria12344@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8538 "inscrito_id" => 25328 "titulo" => "BINGO COMO RECURSO DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM" "resumo" => "A Educação Matemática, desenvolvida ao longo dos anos, desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos essenciais para compreender e lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Impulsionada pela incorporação de novas metodologias de ensino, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida tem evoluído ao longo dos anos. Dentre tantas possibilidades metodológicas, a Sequência Didática (SD) tem se mostrado uma estratégia de ensino com vistas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos resultados do desenvolvimento de uma SD com a utilização de um jogo, explorando o conteúdo Função Afim. O estudo foi referenciado por leituras exploradas durante o percurso do Módulo II do Programa Residência Pedagógica, que tratavam sobre aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Zabala, 2014, Grando 2004). Trata-se de relato de experiência, de abordagem qualitativa que ocorreu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, durante 7 aulas. Para apresentação e desenvolvimento do conteúdo, com auxílio de slides foram realizadas aulas expositivas para compreensão e exploração de conceitos, bem como a utilização do software de geometria dinâmica, Geogebra. Além desses recursos, o Bingo das Funções foi usado como recurso didático para reforçar a aprendizagem do conteúdo de Função Afim. Verificou-se resultados favoráveis quanto às estratégias metodológicas empregadas na SD, tendo em vista que a maioria da turma demonstrou compreensão do conteúdo e interesse em participar das atividades propostas. Observa-se que a utilização do bingo foi uma alternativa favorável que pode incentivar e facilitar a aprendizagem matemática, estimulando o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar e compreender conceitos matemáticos. Conclui-se que o uso de jogos em uma SD pode auxiliar na aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25328_TB8538_04102023183238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MARIA MATEUS FERINO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressamaria12344@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }