CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8552 "inscrito_id" => 18544 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa que investigou, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso e inclusive, na coleta e análises dos dados. Realizamos a investigação com foco na abordagem qualitativa. Inicialmente, identificamos conceitos de Astronomia relevantes para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores de Matemática da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Escolhemos estes professores considerando a importância desses saberes para a vida desses educadores. O curso teve seu foco nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, realizamos o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise, optamos por seguir a abordagem multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18544_TB8552_10092023091344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON EUGENIO COSTA" "autor_nome_curto" => "Gerson Eugenio" "autor_email" => "gersonec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8552 "inscrito_id" => 18544 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa que investigou, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso e inclusive, na coleta e análises dos dados. Realizamos a investigação com foco na abordagem qualitativa. Inicialmente, identificamos conceitos de Astronomia relevantes para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores de Matemática da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Escolhemos estes professores considerando a importância desses saberes para a vida desses educadores. O curso teve seu foco nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, realizamos o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise, optamos por seguir a abordagem multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18544_TB8552_10092023091344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON EUGENIO COSTA" "autor_nome_curto" => "Gerson Eugenio" "autor_email" => "gersonec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }