O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa que investigou, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso e inclusive, na coleta e análises dos dados. Realizamos a investigação com foco na abordagem qualitativa. Inicialmente, identificamos conceitos de Astronomia relevantes para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores de Matemática da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Escolhemos estes professores considerando a importância desses saberes para a vida desses educadores. O curso teve seu foco nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, realizamos o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise, optamos por seguir a abordagem multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides.