FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100945 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8562 "inscrito_id" => 23770 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23770_TB8562_10092023173308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA PEREIRA DE SOUZA MELO" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA SOUZA" "autor_email" => "ana.luiza2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100945 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8562 "inscrito_id" => 23770 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23770_TB8562_10092023173308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA PEREIRA DE SOUZA MELO" "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA SOUZA" "autor_email" => "ana.luiza2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }