JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100947 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8564 "inscrito_id" => 25345 "titulo" => "JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Uma Sequência Didática (SD) é um conjunto de estratégias e atividades planejadas para criar um ambiente de aprendizagem estimulante. Cada etapa é cuidadosamente projetada para promover a compreensão gradual do conteúdo e fortalecer a construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento de uma (SD) que utilizou jogos matemáticos e aulas dinâmicas para auxiliar alunos na compreensão de frações, equivalência, adição e subtração de frações, de forma lúdica e interativa. O estudo apoiou-se em pesquisas que discutem aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Zabala, 2014 e Grando, 2004, Silva et al 2022 e Cabral 2017). O estudo foi conduzido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no Núcleo de Matemática do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados foram coletados a partir de registros em diários de bordo produzidos durante todo o percurso do módulo II. As aulas aconteceram em uma turma do 6° ano, de 16 a 25 de agosto de 2023. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob a supervisão do professor/preceptor, bem como o estudo do material a ser utilizado. Isso garantiu que as aulas fossem exitosas. As aulas abordaram: A ideia de fração, problema envolvendo frações, comparando frações, obtendo frações equivalentes e adição e subtração de frações. A implementação da SD, proporcionou a exploração dos jogos: Memória das frações, Game Show de TV e Caçada das Frações, os quais têm a intenção de favorecer a compreensão do tema de forma mais rápida e dinâmica. Constatou-se que os jogos matemáticos em sala de aula, podem aproximar a Matemática do cotidiano, despertando o interesse dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25345_TB8564_04102023162224.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KEILLA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA KEILLA" "autor_email" => "mariakeilla303d@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100947 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8564 "inscrito_id" => 25345 "titulo" => "JOGANDO COM FRAÇÕES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Uma Sequência Didática (SD) é um conjunto de estratégias e atividades planejadas para criar um ambiente de aprendizagem estimulante. Cada etapa é cuidadosamente projetada para promover a compreensão gradual do conteúdo e fortalecer a construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento de uma (SD) que utilizou jogos matemáticos e aulas dinâmicas para auxiliar alunos na compreensão de frações, equivalência, adição e subtração de frações, de forma lúdica e interativa. O estudo apoiou-se em pesquisas que discutem aprendizagem e estratégias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Zabala, 2014 e Grando, 2004, Silva et al 2022 e Cabral 2017). O estudo foi conduzido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no Núcleo de Matemática do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados foram coletados a partir de registros em diários de bordo produzidos durante todo o percurso do módulo II. As aulas aconteceram em uma turma do 6° ano, de 16 a 25 de agosto de 2023. Para cada aula, foi elaborado um plano de aula sob a supervisão do professor/preceptor, bem como o estudo do material a ser utilizado. Isso garantiu que as aulas fossem exitosas. As aulas abordaram: A ideia de fração, problema envolvendo frações, comparando frações, obtendo frações equivalentes e adição e subtração de frações. A implementação da SD, proporcionou a exploração dos jogos: Memória das frações, Game Show de TV e Caçada das Frações, os quais têm a intenção de favorecer a compreensão do tema de forma mais rápida e dinâmica. Constatou-se que os jogos matemáticos em sala de aula, podem aproximar a Matemática do cotidiano, despertando o interesse dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25345_TB8564_04102023162224.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KEILLA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA KEILLA" "autor_email" => "mariakeilla303d@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }