Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101034
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8691
    "inscrito_id" => 25472
    "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Ensinar também é um ato de aprender. Com o avanço das tecnologias observa-se o aprimoramento de novas possibilidades para os processos de ensino aprendizagem como por exemplo, a utilização de softwares que facilitam a exposição de conteúdos matemáticos e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Estes trabalho tem como objetivo refletir sobre uma vivência decorrida a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de número naturais, inteiros e racionais, que foi realizada durante a imersão do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um relato de experiência que ocorreu a partir do planejamento e execução de uma SD realizada em uma escola de ensino fundamental, com alunos da turma do 7º ano, constituída por 34 estudantes, sendo 18 alunos e 16 alunas. A SD foi desenvolvida em três etapas. Na primeira e segunda foi realizada a exposição do conteúdo de Números Naturais, Inteiros e Racionais; no entanto, na segunda foi dada ênfase a resoluções de questões; na terceira e última foi utilizado o jogo “Passa ou repassa” como estratégia para explorar os conteúdos estudados. Os resultados mostram que o uso de atividades dinamizadas em que os alunos interagem se torna mais estimulante para aprender conteúdos matemáticos. Conclui-se que a SD na educação matemática promove abordagens mais envolventes, permitindo aos alunos compreensão de conteúdos e suas aplicações, permitindo assim que os conceitos seja introduzidos progressivamente, do mais simples ao mais complexo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25472_TB8691_04102023233554.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WESLEY DE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ WESLEY"
    "autor_email" => "ajosewesley024@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101034
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8691
    "inscrito_id" => 25472
    "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Ensinar também é um ato de aprender. Com o avanço das tecnologias observa-se o aprimoramento de novas possibilidades para os processos de ensino aprendizagem como por exemplo, a utilização de softwares que facilitam a exposição de conteúdos matemáticos e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Estes trabalho tem como objetivo refletir sobre uma vivência decorrida a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de número naturais, inteiros e racionais, que foi realizada durante a imersão do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um relato de experiência que ocorreu a partir do planejamento e execução de uma SD realizada em uma escola de ensino fundamental, com alunos da turma do 7º ano, constituída por 34 estudantes, sendo 18 alunos e 16 alunas. A SD foi desenvolvida em três etapas. Na primeira e segunda foi realizada a exposição do conteúdo de Números Naturais, Inteiros e Racionais; no entanto, na segunda foi dada ênfase a resoluções de questões; na terceira e última foi utilizado o jogo “Passa ou repassa” como estratégia para explorar os conteúdos estudados. Os resultados mostram que o uso de atividades dinamizadas em que os alunos interagem se torna mais estimulante para aprender conteúdos matemáticos. Conclui-se que a SD na educação matemática promove abordagens mais envolventes, permitindo aos alunos compreensão de conteúdos e suas aplicações, permitindo assim que os conceitos seja introduzidos progressivamente, do mais simples ao mais complexo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25472_TB8691_04102023233554.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WESLEY DE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ WESLEY"
    "autor_email" => "ajosewesley024@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ensinar também é um ato de aprender. Com o avanço das tecnologias observa-se o aprimoramento de novas possibilidades para os processos de ensino aprendizagem como por exemplo, a utilização de softwares que facilitam a exposição de conteúdos matemáticos e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Estes trabalho tem como objetivo refletir sobre uma vivência decorrida a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de número naturais, inteiros e racionais, que foi realizada durante a imersão do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um relato de experiência que ocorreu a partir do planejamento e execução de uma SD realizada em uma escola de ensino fundamental, com alunos da turma do 7º ano, constituída por 34 estudantes, sendo 18 alunos e 16 alunas. A SD foi desenvolvida em três etapas. Na primeira e segunda foi realizada a exposição do conteúdo de Números Naturais, Inteiros e Racionais; no entanto, na segunda foi dada ênfase a resoluções de questões; na terceira e última foi utilizado o jogo “Passa ou repassa” como estratégia para explorar os conteúdos estudados. Os resultados mostram que o uso de atividades dinamizadas em que os alunos interagem se torna mais estimulante para aprender conteúdos matemáticos. Conclui-se que a SD na educação matemática promove abordagens mais envolventes, permitindo aos alunos compreensão de conteúdos e suas aplicações, permitindo assim que os conceitos seja introduzidos progressivamente, do mais simples ao mais complexo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.