Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA., EDUCAÇÃO NO CAMPO., SALAS MULTISERIADAS. Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10108
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE Raquel Pirangi BarrosUEPB  rpbfjmc@gmail.comPatrícia Cristina de Aragão AraújoUEPB cristina-aragao21@hotmail.com ResumoNeste artigo propomos discutir sobre a educação no campo na perspectiva da ação docente, observando de que modo a professora que trabalha em salas multiseriadas no campo, encontra no cotidiano de sua vivência pedagógica, dilemas e desafios para empreender uma prática educativa motivadora da aprendizagem das crianças. Nosso objetivo é refletir sobre a ação pedagógica da professora na educação no campo em salas multiseriadas a partir da realidade de uma escola pública na Zona Rural da cidade de Alagoa Nova – PB. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Rocha e Martins (2009), Araújo (2012) quando discutem a educação no campo. A discussão e reflexão sobre da educação na perspectiva das salas multiseriadas é importante, porque essa modalidade de ensino, encontra desafios, que muitas vezes são sentidos pela docente e isso repercute no seu modo de atuar e na aprendizagem dos alunos. Como abordagem metodológica, trabalhamos a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionários com alunos e obtendo o relato de experiência da professora através de entrevista, no sentido de saber sobre a sua prática na educação no campo. Esse trabalho nos permitiu compreender a educação no campo a partir das salas multiseriadas e como, na docência, a professora que ensina nessa modalidade de ensino encontra múltiplos desafios em sua prática pedagógica.Palavras-chave: Prática pedagógica. Educação no campo. Salas multiseriadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA., EDUCAÇÃO NO CAMPO., SALAS MULTISERIADAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_52_32_idinscrito_243_b3744ad0879273e400d948b99e16a889.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10108
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE Raquel Pirangi BarrosUEPB  rpbfjmc@gmail.comPatrícia Cristina de Aragão AraújoUEPB cristina-aragao21@hotmail.com ResumoNeste artigo propomos discutir sobre a educação no campo na perspectiva da ação docente, observando de que modo a professora que trabalha em salas multiseriadas no campo, encontra no cotidiano de sua vivência pedagógica, dilemas e desafios para empreender uma prática educativa motivadora da aprendizagem das crianças. Nosso objetivo é refletir sobre a ação pedagógica da professora na educação no campo em salas multiseriadas a partir da realidade de uma escola pública na Zona Rural da cidade de Alagoa Nova – PB. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Rocha e Martins (2009), Araújo (2012) quando discutem a educação no campo. A discussão e reflexão sobre da educação na perspectiva das salas multiseriadas é importante, porque essa modalidade de ensino, encontra desafios, que muitas vezes são sentidos pela docente e isso repercute no seu modo de atuar e na aprendizagem dos alunos. Como abordagem metodológica, trabalhamos a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionários com alunos e obtendo o relato de experiência da professora através de entrevista, no sentido de saber sobre a sua prática na educação no campo. Esse trabalho nos permitiu compreender a educação no campo a partir das salas multiseriadas e como, na docência, a professora que ensina nessa modalidade de ensino encontra múltiplos desafios em sua prática pedagógica.Palavras-chave: Prática pedagógica. Educação no campo. Salas multiseriadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA., EDUCAÇÃO NO CAMPO., SALAS MULTISERIADAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_52_32_idinscrito_243_b3744ad0879273e400d948b99e16a889.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DA SALA MULTISERIADA REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: LEITURAS DO SABER-FAZER DOCENTE Raquel Pirangi BarrosUEPB rpbfjmc@gmail.comPatrícia Cristina de Aragão AraújoUEPB cristina-aragao21@hotmail.com ResumoNeste artigo propomos discutir sobre a educação no campo na perspectiva da ação docente, observando de que modo a professora que trabalha em salas multiseriadas no campo, encontra no cotidiano de sua vivência pedagógica, dilemas e desafios para empreender uma prática educativa motivadora da aprendizagem das crianças. Nosso objetivo é refletir sobre a ação pedagógica da professora na educação no campo em salas multiseriadas a partir da realidade de uma escola pública na Zona Rural da cidade de Alagoa Nova – PB. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Rocha e Martins (2009), Araújo (2012) quando discutem a educação no campo. A discussão e reflexão sobre da educação na perspectiva das salas multiseriadas é importante, porque essa modalidade de ensino, encontra desafios, que muitas vezes são sentidos pela docente e isso repercute no seu modo de atuar e na aprendizagem dos alunos. Como abordagem metodológica, trabalhamos a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionários com alunos e obtendo o relato de experiência da professora através de entrevista, no sentido de saber sobre a sua prática na educação no campo. Esse trabalho nos permitiu compreender a educação no campo a partir das salas multiseriadas e como, na docência, a professora que ensina nessa modalidade de ensino encontra múltiplos desafios em sua prática pedagógica.Palavras-chave: Prática pedagógica. Educação no campo. Salas multiseriadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.