Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das atividades do projeto de extensão intitulado “Oficinas de contação de histórias: promovendo a imaginação infantil e a formação docente”, que está ligado ao Programa de Extensão “Infâncias: olhares para os contextos de brincar, imaginar e aprender para além da escola” vinculado ao Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI/UFRPE). Parte-se de uma perspectiva sociointeracionista para explorar a influência da intervenção docente no desenvolvimento das narrativas orais e da imaginação infantil durante as interações nas atividades de contação de histórias. A Metodologia da Problematização do Arco de Marguerez norteia o desenvolvimento do projeto, permitindo aos participantes vivenciarem diversas etapas: inserção e observação dos contextos educacionais, identificação de situações problemas, estudos teóricos, planejamento de intervenções e aplicação prática. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo do/as estudantes no próprio processo formativo, promovendo autonomia na tomada de decisões e preparando-o/as para suas futuras atuações como docentes. O projeto é acompanhado, semanalmente, pela professora orientadora, e todos os participantes do programa, estudantes bolsistas/voluntário/as, professoras, colaboradores, coordenadoras têm encontros mensais para planejamento/avaliação das atividades conjuntas. Os resultados e análises, que compõem esse artigo, referem-se às vivências das primeiras etapas do projeto, as quais incluem: Inserção no contexto - apresentação do projeto às instituições de Educação Infantil, do entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para discussão e colaboração. Dessa forma, os estudantes iniciaram as observações das práticas de contação de histórias; Estudo teórico – os participantes se envolveram em estudos e pesquisas bibliográficas, analisando atividades de contação de histórias e problematizando as observações realizadas. Dessa forma, foram selecionados alguns episódios de interação entre educadoras e crianças, em situações de contação de histórias, os quais foram discutidos, destacando-se reflexões sobre a intervenção docente para promover a imaginação infantil.