OS SABERES E FAZERES ETNOMATEMÁTICOS NA AGRICULTURA GUARANI: EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8792 "inscrito_id" => 24947 "titulo" => "OS SABERES E FAZERES ETNOMATEMÁTICOS NA AGRICULTURA GUARANI: EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo estudar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, no que concerne as suas matemáticas, identificando quais destes são utilizados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo os conhecimentos históricos e lutas destes grupos singulares. A pesquisa será realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto às famílias que estão ligadas diretamente com a rotina dos alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, instituição de ensino da comunidade, onde a pesquisadora atua como docente. Nesta esteira, em termos metodológicos, por meio da observação participante, serão realizadas ações relacionando os conhecimentos culturais ligadas a agricultura indígena, seus saberes e fazeres próprios, levando em conta a importância deste estudo para práticas culturais contextualizadas, destacando que as matemáticas não estão apenas dentro da escola, mas em todos os espaços sociais. Para isto, será utilizado o viés do Programa Etnomatemática, à luz de autores que defendem o estreitamento dos saberes escolares com a prática cotidiana dos diferentes grupos étnicos. Assim, o compromisso da pesquisa é Identificar quais os saberes e fazeres etnomatemáticos tradicionais empregados pelos indígenas Guarani na agricultura familiar e quais destes fazem relação, se é que fazem, com a matemática escolar, destacando paralelos destes com a cosmovisão, a cultura e a religiosidade desta comunidade indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24947_TB8792_12112023112135.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA DAHMER DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "dahmerdemorais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8792 "inscrito_id" => 24947 "titulo" => "OS SABERES E FAZERES ETNOMATEMÁTICOS NA AGRICULTURA GUARANI: EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo estudar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, no que concerne as suas matemáticas, identificando quais destes são utilizados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo os conhecimentos históricos e lutas destes grupos singulares. A pesquisa será realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto às famílias que estão ligadas diretamente com a rotina dos alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, instituição de ensino da comunidade, onde a pesquisadora atua como docente. Nesta esteira, em termos metodológicos, por meio da observação participante, serão realizadas ações relacionando os conhecimentos culturais ligadas a agricultura indígena, seus saberes e fazeres próprios, levando em conta a importância deste estudo para práticas culturais contextualizadas, destacando que as matemáticas não estão apenas dentro da escola, mas em todos os espaços sociais. Para isto, será utilizado o viés do Programa Etnomatemática, à luz de autores que defendem o estreitamento dos saberes escolares com a prática cotidiana dos diferentes grupos étnicos. Assim, o compromisso da pesquisa é Identificar quais os saberes e fazeres etnomatemáticos tradicionais empregados pelos indígenas Guarani na agricultura familiar e quais destes fazem relação, se é que fazem, com a matemática escolar, destacando paralelos destes com a cosmovisão, a cultura e a religiosidade desta comunidade indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24947_TB8792_12112023112135.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA DAHMER DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "dahmerdemorais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }