EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO INCLUSIVO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9123 "inscrito_id" => 9377 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO INCLUSIVO" "resumo" => "A Educação Infantil compreende uma das importantes fases do desenvolvimento da vida da criança, sua inserção no ambiente escolar deve acontecer de maneira tranquila, respeitando-se todos os aspectos e marcos do seu desenvolvimento. A inclusão é um dos assuntos mais discutidos nos dias atuais pelas sociedades em geral e principalmente pelas escolas. Esse trabalho apresenta reflexões importantes sobre qual o papel da educação no que diz respeito a inclusão nos dias atuais e como isso impacta diretamente as práticas pedagógicas dos professores, gestores e coordenadores. Diante de uma análise que tem como base a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, o estudo traz as principais contribuições sobre a educação e tem como objetivo geral: refletir sobre as práticas inclusivas na educação infantil, discutir os meios de tornar o fazer pedagógico significativo e inclusivo; elaborar proposta para tornar o ensino igualitário; estimular práticas inclusivas na escola. Além de trazer contribuições relevantes sobre o que a BNCC, que em seu texto aborda sobre a inclusão e como o trabalho dos professores é pensado a partir das diversidades encontradas em sala de aula. Enquanto educador como eu penso e reflito sobre a prática pedagógica para atender os diversos desafios que a inclusão tem encontrado nos dias atuais. Esse trabalho além de propor uma reflexão, faz discussões com autores a respeito da importância de se promover uma educação inclusiva, priorizar uma formação continuada para os professores, ser apoio para as famílias e sobretudo, compreender que a educação se constrói pra que todas as pessoas tenham os mesmos direitos. A pesquisa revela que é indispensável tornar desde a Educação Infantil até os demais níveis de ensino, uma educação pensada e pautada em práticas que de fato evidenciem a inclusão como forma de garantir uma aprendizagem que atenda a todos com respeito e dignidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9377_TB9123_20112023120110.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9123 "inscrito_id" => 9377 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO INCLUSIVO" "resumo" => "A Educação Infantil compreende uma das importantes fases do desenvolvimento da vida da criança, sua inserção no ambiente escolar deve acontecer de maneira tranquila, respeitando-se todos os aspectos e marcos do seu desenvolvimento. A inclusão é um dos assuntos mais discutidos nos dias atuais pelas sociedades em geral e principalmente pelas escolas. Esse trabalho apresenta reflexões importantes sobre qual o papel da educação no que diz respeito a inclusão nos dias atuais e como isso impacta diretamente as práticas pedagógicas dos professores, gestores e coordenadores. Diante de uma análise que tem como base a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, o estudo traz as principais contribuições sobre a educação e tem como objetivo geral: refletir sobre as práticas inclusivas na educação infantil, discutir os meios de tornar o fazer pedagógico significativo e inclusivo; elaborar proposta para tornar o ensino igualitário; estimular práticas inclusivas na escola. Além de trazer contribuições relevantes sobre o que a BNCC, que em seu texto aborda sobre a inclusão e como o trabalho dos professores é pensado a partir das diversidades encontradas em sala de aula. Enquanto educador como eu penso e reflito sobre a prática pedagógica para atender os diversos desafios que a inclusão tem encontrado nos dias atuais. Esse trabalho além de propor uma reflexão, faz discussões com autores a respeito da importância de se promover uma educação inclusiva, priorizar uma formação continuada para os professores, ser apoio para as famílias e sobretudo, compreender que a educação se constrói pra que todas as pessoas tenham os mesmos direitos. A pesquisa revela que é indispensável tornar desde a Educação Infantil até os demais níveis de ensino, uma educação pensada e pautada em práticas que de fato evidenciem a inclusão como forma de garantir uma aprendizagem que atenda a todos com respeito e dignidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9377_TB9123_20112023120110.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉLIA BRITO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÉLIA" "autor_email" => "profleliabrito@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }