AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DAS MINORIAS: MIGRANTES, INDÍGENAS, NEGROS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRE OUTROS SUJEITOS MARGINALIZADOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8839 "inscrito_id" => 23433 "titulo" => "AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DAS MINORIAS: MIGRANTES, INDÍGENAS, NEGROS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRE OUTROS SUJEITOS MARGINALIZADOS" "resumo" => "Este artigo discute acerca dos desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino na inclusão de grupos marginalizados, como imigrantes, indígenas, negros, pessoas com deficiência, entre outros. Destaca a importância da Educação na sociedade e analisa reflexões sobre seu conceito, enfatizando a visão limitada que muitas vezes se tem sobre essa área do conhecimento. A Educação é apresentada como algo presente em todas as culturas, moldando valores e modos de vida. Abordando a Educação Inclusiva, que vai além da integração de pessoas com deficiência e engloba minorias sociais, examina-se como as políticas públicas, consideradas um fator crucial nesse processo, por meio das políticas educacionais inclusivas, orientam as escolas para dar a todos os indivíduos, independentemente de suas características e pertencimento a grupos sociais, um papel ativo no ambiente escolar. O método que subsidiou este trabalho foi a abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, para entender a interseção entre Educação e Inclusão. Os instrumentos utilizados foram fichamentos e cadernos de anotações. Infere-se que, embora as políticas inclusivas sejam importantes, sozinhas não garantem uma inclusão eficaz. Muitas vezes, facilitam a admissão do aluno na escola, mas não garantem um acesso genuíno ao conhecimento, resultando na in-exclusão, ou seja, ambientes teoricamente inclusivos com práticas excludentes. Urge, pois, a implementação efetiva de políticas inclusivas que visem garantir, além do ingresso, a permanência e o sucesso. Da mesma forma, são prementes a conscientização e o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, técnicos, alunos e sociedade em geral, na luta pela promoção de uma educação verdadeiramente igualitária, mediante reflexão sobre o papel de cada um na difusão de uma cultura de inclusão e da efetiva transformação, que destaque a importância de questionar e problematizar sobre que diferença estamos fazendo, objetivando a criação de um ambiente educacional mais equitativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23433_TB8839_10122023231345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA PAULA MARCELINO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDNA MAGALHÃES" "autor_email" => "ednammagalhaes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8839 "inscrito_id" => 23433 "titulo" => "AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DAS MINORIAS: MIGRANTES, INDÍGENAS, NEGROS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRE OUTROS SUJEITOS MARGINALIZADOS" "resumo" => "Este artigo discute acerca dos desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino na inclusão de grupos marginalizados, como imigrantes, indígenas, negros, pessoas com deficiência, entre outros. Destaca a importância da Educação na sociedade e analisa reflexões sobre seu conceito, enfatizando a visão limitada que muitas vezes se tem sobre essa área do conhecimento. A Educação é apresentada como algo presente em todas as culturas, moldando valores e modos de vida. Abordando a Educação Inclusiva, que vai além da integração de pessoas com deficiência e engloba minorias sociais, examina-se como as políticas públicas, consideradas um fator crucial nesse processo, por meio das políticas educacionais inclusivas, orientam as escolas para dar a todos os indivíduos, independentemente de suas características e pertencimento a grupos sociais, um papel ativo no ambiente escolar. O método que subsidiou este trabalho foi a abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, para entender a interseção entre Educação e Inclusão. Os instrumentos utilizados foram fichamentos e cadernos de anotações. Infere-se que, embora as políticas inclusivas sejam importantes, sozinhas não garantem uma inclusão eficaz. Muitas vezes, facilitam a admissão do aluno na escola, mas não garantem um acesso genuíno ao conhecimento, resultando na in-exclusão, ou seja, ambientes teoricamente inclusivos com práticas excludentes. Urge, pois, a implementação efetiva de políticas inclusivas que visem garantir, além do ingresso, a permanência e o sucesso. Da mesma forma, são prementes a conscientização e o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, técnicos, alunos e sociedade em geral, na luta pela promoção de uma educação verdadeiramente igualitária, mediante reflexão sobre o papel de cada um na difusão de uma cultura de inclusão e da efetiva transformação, que destaque a importância de questionar e problematizar sobre que diferença estamos fazendo, objetivando a criação de um ambiente educacional mais equitativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23433_TB8839_10122023231345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA PAULA MARCELINO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDNA MAGALHÃES" "autor_email" => "ednammagalhaes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }