ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101164 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8872 "inscrito_id" => 25434 "titulo" => "ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA" "resumo" => "A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25434_TB8872_19112023205613.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA NOGUEIRA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Daniela" "autor_email" => "daninogueiracosta@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101164 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8872 "inscrito_id" => 25434 "titulo" => "ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA" "resumo" => "A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25434_TB8872_19112023205613.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA NOGUEIRA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Daniela" "autor_email" => "daninogueiracosta@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }